Canal foi aprofundado e o terminal poderá operar 25 navios ao mês. Combustíveis são os principais produtos. Movimentação é recorde, com 285 mil toneladas em 2025
As obras do Porto de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa (PB), foram concluídas oficialmente nesta segunda-feira (5). Com investimentos de R$ 300 milhões, os terminais poderão operar até 25 embarcações de até 55 mil toneladas ao mês. O canal foi dragado de 9,14 metros para 11 metros de profundidade, com 200 metros de largura para manobras de atração, e houve reforço do molhe, o que consumiu dois terços dos investimentos.
Os demais recursos foram direcionados para a modernização dos armazéns, um sistema de energia fotovoltaica, reconstrução da sede administrativa e obras de saneamento básico. A seguir, mais R$ 130 milhões devem ser investidos em infraestrutura.
Este ano o porto ultrapassou a marca de 285 mil toneladas movimentadas. Em março, o recorde histórico foi batido, com 172 mil toneladas. Destaque para a importação de coque de petróleo e combustíveis, seguidos de embarques de açúcar, sal marinho, ilmenita e outros granéis sólidos e líquidos. Em 2024, os destaques foram combustíveis, incluindo álcool.
“Esses investimentos estão mudando completamente a estrutura portuária de Cabedelo e vão, cada vez mais, ampliar as exportações do Estado, colocando tanto Cabedelo quanto a Paraíba no hub internacional de desenvolvimento”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao lado do governador João Azevêdo e do presidente da Câmara, Hugo Motta.