Ao atender JBS, Marfrig e Seara, empresa ampliou atuação no México, EUA, Austrália e Reino Unido. Meta é quadruplicar o faturamento internacional até 2026
Especializada em higienização e sanitização industrial, a Newdrop aumenta sua participação no cenário global. Com sede em Lins (SP), a empresa começou como uma divisão de higienização de um frigorífico. Hoje tem presença consolidada nos Estados Unidos, México, Austrália e Reino Unido, projetando um faturamento de R$ 250 milhões ainda neste ano.
A companhia atende grandes players da indústria de proteína animal, como JBS, Seara e Marfrig. A estratégia de seguir os passos da proteína animal tende a espelhar um desempenho superior a dois dígitos anual. Ou seja, onde costuma existir uma planta brasileira no exterior está a empresa paulista. Para suprir a demanda de um mercado B2B crescente dentro e fora do Brasil, a Newdrop monitora possíveis aquisições – foram três negócios fechados desde 2014. Parece pouco em uma década, mas é significativo para um segmento tão restrito e especializado. Os novos negócios incluem o setor lácteo, com Mococa, Manteiga Aviação e Natural One. Além disso, a empresa atende os segmentos automotivo, hospitalar, hoteleiro, metalúrgico, de águas, cozinhas industriais, lavanderias e comércios e edifícios.
A indústria brasileira de alimentos e bebidas é uma das maiores do globo. No Brasil, representa 10,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2 milhões de empregos formais. Maior exportador de alimentos industrializados do mundo, o Brasil exporta ou produz em 190 países. Para tanto, é preciso segurança e sustentabilidade. A Newdrop atua desde a fabricação e fornecimento de produtos químicos para gigantes da proteína animal, até a assistência técnica de compostos microbiológicos. Tudo para evitar que contaminações cheguem até o consumidor.
A estratégia de internacionalização ganhou força impulsionada por investimentos – cerca de R$ 30 milhões apenas nos últimos três anos – e um planejamento focado na expansão do market share global. Atualmente, seus produtos garantem a higienização de aproximadamente 30% da carne produzida no Brasil e 20% nos EUA.
A empresa planeja quadruplicar seu faturamento internacional até o ano que vem, se consolidando como referência no setor de segurança alimentar. “O Brasil sempre foi referência em segurança alimentar. Seguimos os passos de gigantes como JBS, Marfrig e Minerva, que consolidaram o setor e posicionaram o Brasil como referência global. Nossa estratégia é crescer junto a essas grandes companhias, atendendo uma demanda crescente e mantendo alto os níveis de sanitização”, argumenta o sócio da Newdrop, Augusto Milani.
Desafios
Um dos desafios a ser superado é a concorrência. O setor global de sanitização industrial é dominado por duas multinacionais: Ecolab e Diversey. Nesse cenário, Milani aposta na expertise do setor como diferencial e em oportunidades de M&A. “Nosso objetivo é atingir um market share de 30% a 35% no setor de proteína animal dos Estados Unidos e Austrália, ao mesmo tempo, em que fortalecemos nossa presença no Brasil e exploramos novas oportunidades em outros segmentos industriais”, afirma Milani.
A empresa faz parte do grupo Nova Era, que detém também as marcas Cristalins, Limpop, SuperS, ERA Real State e Agro Era. Além da fábrica principal no interior de São Paulo, a Newdrop conta com uma segunda fábrica em Inhumas (GO) e Atlanta (USA) e escritórios em São Paulo e Atlanta (EUA).