Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Natura inicia integração no México e Argentina

Grupo aposta na simplificação da estrutura e corte de custos para aumentar produtividade e melhorar margens; operação da Avon segue em fase de recuperação

A Natura &Co deu mais um passo no processo de reestruturação corporativa ao concluir uma nova etapa de simplificação da sua estrutura. A Natura Cosméticos passará a assumir os papéis de gestão da holding consolidada, após aprovação do conselho de administração. O processo aguarda apenas as autorizações regulatórias finais e deve ser concluído nas próximas semanas.

Como parte do chamado programa de transformação, o CEO da companhia, João Paulo Ferreira, informou que o grupo pretende concluir a implementação da “onda 2” do plano no México ainda neste segundo trimestre, e na Argentina, no terceiro. A estratégia marca o encerramento dos ciclos de custo e transformação, segundo o executivo.

O que MR publicou

No México, a empresa iniciou oficialmente a integração comercial das operações nesta segunda-feira (13). Ferreira afirmou que a transição ocorreu de forma fluida e trouxe ganhos de produtividade. “Estamos satisfeitos com a forma como a rede de consultoras se integrou”, afirmou. Ele ainda destacou que o segundo trimestre refletirá ajustes pontuais desse processo, mas reforçou que o país representa atualmente a maior oportunidade de expansão da margem bruta da companhia.

Sobre a marca Avon, o CEO reconheceu que a empresa ainda enfrenta dificuldades para retomar o crescimento. “Não conseguimos fazer a inflexão da marca, mas estamos trabalhando para que ela volte a crescer”, afirmou. No primeiro trimestre, a operação da Avon foi impactada por um canal menos ativo e por um portfólio de inovação mais limitado, especialmente na linha de maquiagem.

Ferreira também relembrou que a reestruturação da Avon começou com o processo de Chapter 11 nos Estados Unidos — equivalente à recuperação judicial —, classificado por ele como o “primeiro e mais importante passo” do plano de transformação. A expectativa é que, apesar dos custos iniciais, a operação da marca deixe de consumir caixa no médio prazo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.