O empresário, financista e mecenas do esporte Antônio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, faleceu nesta terça-feira (12), em Sintra, Portugal, aos 94 anos. Ele fundou uma das maiores seguradoras do Brasil, a Atlântica Boavista, que viria a se tornar a Bradesco Seguros. Além de seu destacado papel no setor financeiro, o empresário ficou conhecido como um grande incentivador do esporte brasileiro. Ele foi amigo e patrocinador do campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna. Por anos ele manteve contato constante com Emerson Fittipaldi, Pelé e Gustavo Kuerten.
Torcedor do Fluminense e apaixonado por Copas do Mundo e Olimpíadas, patrocinou esportistas antes das grandes empresas adotarem a prática. Pelé e Fittipaldi já declararam que aprenderam a cuidar do dinheiro com ele. Nos anos 80, Braga introduziu o patrocínio corporativo ao vôlei, impulsionando o esporte no Brasil.
Competente, mas de espírito informal, chegou a ser cogitado para comandar o Bradesco. Sua aversão ao uso de gravatas e sua incapacidade de acordar cedo pesaram contra, apesar de contar com a simpatia do fundador do banco, Amador Aguiar. Braga foi casado duas vezes e teve seis filhos.