Instituição financeira alcança o décimo período consecutivo de resultados recordes e amplia participação de mercado com originação histórica de crédito
O Banco Mercantil, instituição financeira especialista no público 50+, fechou o primeiro trimestre de 2025 com lucro líquido de R$ 241 milhões, consolidando um ciclo consistente de 10 trimestres consecutivos de resultados recordes, iniciado no final de 2022. O valor representa um crescimento de 46% em relação ao mesmo período de 2024.
“Mais uma vez, alcançamos um resultado bastante sólido e crescente, mesmo em um cenário desafiador e de complexidades macroeconômicas. Isso é resultado de uma estratégia que sempre foi a marca do banco: a diferenciação de mercado, agora baseada na digitalização, e que busca atender o cliente no canal que for mais simples e conveniente para ele”, diz o CEO do Banco Mercantil, Gustavo Araújo (na imagem).
O Mercantil também registrou originação de crédito consignado de R$ 4,3 bilhões no primeiro trimestre, aumento de 78% na comparação com o mesmo período em 2024, alcançando uma participação de mercado de 16,2%. Já a carteira de crédito atingiu um total de R$ 19 bilhões ao final do trimestre, o que representa uma expansão de 27% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
O saldo de funding entre janeiro e março deste ano atingiu R$ 23,7 bilhões, aumento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo 87% desse total originado dos canais próprios do banco, um grande diferencial do modelo de negócios do banco.
Outro ponto de destaque foi a digitalização das operações de crédito no último trimestre: 78% delas foram realizadas por meio de canais digitais, confirmando o foco da empresa em inovação – sendo este um dos principais pilares de crescimento do banco nos últimos três anos – e na oferta da melhor experiência de atendimento ao cliente.
Além do ambiente, os clientes também vêm sendo atendidos fisicamente, nas 313 lojas distribuídas por quase todo o país. Desde junho de 2024, a companhia vem colocando em prática sua estratégia de expansão para outras capitais brasileiras. Somente em 2025, o Banco Mercantil inaugurou 25 novos pontos de atendimento em 24 novas cidades das regiões Sul e Sudeste.
A taxa de inadimplência acima de 90 dias chegou a 2,2%, representando uma queda de 0,3 pontos percentuais na comparação anual, enquanto o Índice de Basileia encerrou o quarto trimestre em 16,4%, com queda de 0,8 ponto percentual em relação ao mesmo período em 2024.