Gastos dos consumidores norte-americanos impulsionaram resultados
A Mastercard registrou lucro líquido de US$ 2,8 bilhões (R$ 13,84 bilhões) no quarto trimestre de 2023, com alta de 11% na comparação anual e lucro por ação diluído de US$ 2,97 (R$ 14,68).
O lucro líquido ajustado foi de US$ 3,9 bilhões (R$ 19,27 bilhões) e o lucro por ação diluído ajustado ficou em US$ 3,18 (R$ 15,71), quando analistas ouvidos pela FactSet previam US$ 3,08 (R$ 15,22).
As despesas operacionais aumentaram em 21%, chegando a US$ 3,18 bilhões, em comparação com as previsões de US$ 2,91 bilhões.
A empresa, sediada em Nova Iorque, destacou o desempenho positivo dos gastos dos consumidores norte-americanos com seus cartões como um impulsionador dos resultados do quarto trimestre. A rival Visa Inc. também mencionou o forte gasto nos EUA como um fator de crescimento nos lucros do período.
O CEO da Mastercard, Michael Miebach, afirmou: “Entregamos um sólido crescimento de lucros e receitas para todo o ano de 2023, impulsionado por gastos saudáveis dos consumidores, um crescimento internacional de volume de 24% e uma sólida execução de nossa estratégia”.
A Mastercard também obteve uma vantagem competitiva ao receber uma licença de compensação de cartões bancários do Banco Popular da China por meio de uma joint venture com a NetsUnion Clearing Corp. em novembro. A empresa está entusiasmada com as oportunidades na China, uma economia enorme, e está em uma posição forte devido às suas relações existentes no país.
A empresa de pagamentos prevê um crescimento percentual de receita líquida de dois dígitos para todo o ano de 2024, enquanto as despesas operacionais devem aumentar na casa do dígito médio. Além disso, a Mastercard vê a expansão das transações sem contato como uma oportunidade de crescimento, impulsionada pela popularidade do pagamento por toque em transportes públicos, que também estimula compras de menor valor em outros lugares.
As ações subiram 1,1% para US$ 450,15 às 12h38 (horário de Brasília) e tiveram um ganho de 24% no ano passado
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