As receitas da empresa subiram 7,8% graças ao aumento dos preços em todas as geografias onde opera
O lucro recorrente da Danone foi de € 2,2 bilhões em 2022, mais 1,9% face ao ano 2021, anunciou a empresa francesa de produtos alimentares, com o aumento dos preços dos produtos a compensar ligeiramente a subida dos custos de produção.
Porém, contabilizados os impactos negativos da saída do mercado russo — com um impacto negativo de € 500 milhões em imparidades — e dos custos de reestruturação da empresa, os lucros caíram 50,2% em 2022 para os € 959 milhões, face a € 1,9 bilhões registados em 2021.
As receitas cresceram, numa base comparável, 7,8% para os € 27,7 bilhões em 2022, face a € 24,3 bilhões no ano anterior, graças ao aumento médio de 8,7% dos preços em todas as regiões.
Numa base comparável, o mercado europeu contribuiu com mais 5,2% para os € 8,8 bilhões em vendas, ao passo que o norte-americano cresceu 8,9% para os € 6,7 bilhões. As vendas no mercado da China, Ásia do Norte e Oceania subiram 6,7% para os 3,4 bilhões. As receitas originadas no resto do mundo cresceram 10,7% para os € 8,7 bilhões.
O resultado operacional recuou 5,1% para os € 2,1 bilhões, face a € 2,3 bilhões em 2021.
A empresa anunciou que pretende pagar aos acionistas um dividendo de € 2 por ação; e manteve os objetivos de negócio para 2023: aumento das vendas em base comparável entre os 3% e os 5%, e um “aumento moderado” da margem de resultado operacional recorrente, que ficou nos 12,2% em 2022.
De acordo com o presidente executivo da Danone, Antoine de Saint-Affrique, “2022 não foi só um ano de estratégia e de transformação, mas também um de progresso significativo e de entrega de resultados”. “Ao cumprirmos os nossos compromissos financeiros para 2022, começámos a reinvestir de forma significativa nas nossas capacidades”, acrescentou o gestor.
O que MONEY REPORT publicou: