Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nenhum comentário

Sakichi Toyoda ajudou a revolucionar a indústria no século XX

Sakichi Toyoda ajudou a revolucionar a indústria no século XX

“Antes de dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente”. A frase pode soar como autoajuda, mas foi dita por um dos principais responsáveis pela evolução da indústria no século XX. Nascido em 1867, Sakichi Toyoda fundou a Toyoda Loom Works, que deu origem à montadora Toyota, e idealizou o Sistema Toyota de Produção, que substituiu a linha de montagem introduzida pelo americano Henry Ford.

Apesar de a companhia ter se tornado uma gigante no mercado automobilístico – hoje é a terceira maior do mundo, atrás apenas da Volkswagen e da aliança Renault-Nissan –, o legado do empresário japonês transcendeu o setor. Os métodos introduzidos por Toyoda em suas fábricas mudaram o processo produtivo e foram responsáveis por aumentar a eficiência da indústria na segunda metade do século XX.

O toyotismo superou o fordismo, seu antecessor, ao tornar a produção mais ágil. Em linhas gerais, o sistema busca eliminar ao máximo os estoques, trabalhando com uma cadeia de suprimentos enxuta, flexível e altamente terceirizada. A mudança de paradigma garantiu uma vantagem competitiva à Toyota e às empresas que seguiram o modelo, aliando aumento da produção e preços mais baixos.


Envie seu comentário