O Itaú se tornou a marca mais valiosa do Brasil, de acordo com o ranking Brandz Brasil, elaborado pelo grupo WPP e pela consultoria Kantar. Na listagem divulgada esta semana, o valor da marca Itaú foi estimado em US$ 8,2 bilhões em 2020, desbancando o Bradesco, líder do ano passado, que agora caiu para a terceira posição, avaliado em US$ 6,1 bilhões. A vice-líder de 2020 é a Skol, com US$ 6,7 bilhões – em 2018, a cerveja era a líder.
O Itaú assume a liderança do ranking pela primeira vez, apesar de ter sofrido desvalorização de 1% em relação a 2019. Os outros dois primeiros colocados também perderam valor em relação ao ano passado: a Skol caiu 6% e o Bradesco, 35%. No movimento inverso, o Magazine Luiza, quarta colocada, teve sua marca valorizada em 124%. De acordo com o levantamento, a cifra alcançada pelas 25 marcas brasileiras mais valiosas soma US$ 55,7 bilhões, um incremento de 4% em relação a 2019, mesmo com a crise provocada pela pandemia do coronavírus. Veja abaixo a lista dos top 25 e a variação que seus valores sofreram desde a avaliação anterior.
- Itaú: US$ 8,268 bilhões (-1%)
- Skol: US$ 6,797 bilhões (-6%)
- Bradesco: US$ 6,137 bilhões (-35%)
- Magazine Luiza: US$ 5,111 bilhões (+124%)
- Brahma: US$ 3,720 bilhões (-2%)
- Globo: US$ 3,295 bilhões (-9%)
- Antarctica: US$ 2,558 bilhões (-4%)
- Renner: US$ 2,273 bilhões (+19%)
- Amil: US$ 2,050 bilhões (+11%)
- Sadia: US$ 1,637 bilhão (+22%)
- Ypê: US$ 1,570 bilhão (+13%)
- Natura: US$ 1,516 bilhão (0%)
- Pão de Açúcar: US$ 1,299 bilhão (+187%)
- Lojas Americanas: US$ 1,282 bilhão (+2%)
- Localiza: US$ 1,268 bilhão (+72%)
- Banco do Brasil: US$ 1,039 bilhão (+29%)
- Vivo: US$ 934 milhões (-6%)
- Seara: US$ 827 milhões (+35%)
- Extra: US$ 751 milhões (+219%)
- Porto Seguro: US$ 674 milhões (-2%)
- Schin: US$ 619 milhões (+3%)
- Ypióca: US$ 613 milhões (-39%)
- Assaí: US$ 559 milhões (+192%)
- Caixa Econômica Federal: US$ 389 milhões (+19%)
- Casas Bahia: US$ 365 milhões (-19%)