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Franquias crescem 8,9% no 1º tri. São mais de 7 mil unidades

Segmentos de beleza, saúde e turismo puxaram a alta, com destaque para o avanço de modelos de autosserviço, digitalização e maior consumo das famílias

O setor de franquias brasileiro registrou crescimento de 8,9% no primeiro trimestre de 2025, com faturamento de R$ 65,967 bilhões, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado nesta terça-feira (10). No período, foram abertas 7.354 novas operações, elevando o total para 198.730 unidades em funcionamento no país.

Todos os segmentos analisados apresentaram crescimento, com destaque para Limpeza e Conservação, que liderou em termos percentuais, com alta de 16,3% na comparação anual. Segundo a ABF, o avanço foi impulsionado pela alta demanda por serviços especializados, como lavanderias de autosserviço, e pela redução na contratação de trabalhadores domésticos.

O segundo maior crescimento veio de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 14,9%, puxado pela expansão do setor farmacêutico e o fortalecimento das farmácias como hubs de saúde, oferecendo serviços como vacinação e exames rápidos. “A atratividade para o público 50+, que tradicionalmente prefere as lojas físicas, também foi um fator importante”, destacou a ABF.

Hotelaria e Turismo foi o terceiro setor com melhor desempenho, crescendo 14,7%. A retomada das viagens e o fortalecimento do consumo das famílias, beneficiado pelo crescimento de 3,4% do PIB em 2024, ajudaram a impulsionar o segmento. Investimentos em infraestrutura, conectividade e malha aérea também contribuíram.

Outros setores que se destacaram foram:

  • Alimentação – Food Service: +13,7%
  • Serviços Automotivos: +12,6%
  • Entretenimento e Lazer: +11,5%

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o desempenho positivo comprova a resiliência e adaptabilidade do franchising: “Nesse primeiro trimestre do ano, o franchising driblou restrições, como a alta taxa de juros (Selic) e o bolso mais apertado do consumidor, para atingir resultados relevantes”, afirmou.
Ele observou ainda que a ausência da Páscoa no primeiro trimestre — ao contrário de 2024 — impediu um crescimento ainda maior.

Emprego e diversificação

O setor empregava diretamente 1,728 milhão de pessoas até o final de março. A pesquisa também apontou mudanças na localização das franquias. Lojas de rua ainda predominam (53,5%), seguidas pelas de shopping centers (16,9%). Mas houve crescimento nas franquias em supermercados e galerias (de 4% para 6,6%) e nas home based, que passaram de 7,8% para 10,9%.

“Esses dados revelam que o setor de franquias continua seu processo de diversificação dos seus modelos de negócios, seguindo tendências de consumo e atento à presença estratégica nos diversos mercados”, concluiu Leite.

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