Estilo marcante, alta concentração e rastro duradouro tornam esse tipo de perfume um fenômeno entre brasileiras da Gen Z nas redes
Intensos e com um rastro inconfundível, os perfumes de inspiração árabe deixaram de ser nichados para se tornarem a nova sensação da internet, especialmente entre as jovens da geração Z, nascidas entre 1997 e 2012. Com vídeos virais nas redes, embalagens com design de joalheria e notas marcantes, como o Oud e o Âmbar, esses produtos tem conquistado cada vez mais espaço no coração (no nécessaire e no cartão de crédito) das brasileiras.
De acordo a Circana, data tech global de análise de consumo, o mercado de perfumes antes ao gosto só das consumidoras do Oriente Médio movimentou no Brasil mais de R$ 20 milhões em 2024 — um salto impressionante de 380% em relação ao ano anterior. Mesmo representando menos de 1% do universo de fragrâncias internacionais no país, o segmento se destaca de modo inapelável.
A popularidade entre a gen Z nas redes é uma ferramenta fundamental. Mais de 61 mil conteúdos com a hashtag #perfumearabe já foram publicados, tornando essas fragrâncias um verdadeiro fenômeno digital, com destaque para vídeos virais no TikTok em toda a América Latina.
As embalagens com padrões gráficos intrincados, detalhes dourados e um certo exagero, quando comparado aos padrões modernistas e fluidos das perfumarias ocidentais, têm conquistado consumidores nas vitrines físicas. Não é exagero. As lojas concentram mais de 90% das vendas desse tipo de perfume no Brasil. A média de preço das fragrâncias árabes é de R$ 345, com opções variando entre R$ 120 e R$ 2.000.
“Essa categoria entrega exatamente o que o público nacional valoriza: perfumes marcantes com maior durabilidade. Nos últimos dois anos, vimos essa tendência ganhar força globalmente. No Brasil há um terreno fértil. A mulher brasileira busca fragrâncias memoráveis, o que torna os perfumes árabes um verdadeiro match para esse perfil”, explica Ana Seccato, diretora comercial da Circana.
A tendência não passou despercebida pelas grandes marcas. Tom Ford, Jean Paul Gaultier e Tory Burch lançam fragrâncias inspiradas no Oriente Médio que incorporam notas de canela, incenso, sândalo e oud (óleo aromático extraído da árvore pau-de-águila, do Sudeste Asiático), além de formarem parcerias com influenciadores árabes.
“Com apelo sensorial, visual e digital, as fragrâncias árabes têm tudo para continuar expandindo sua presença no Brasil, abrindo novas oportunidades para o varejo e a indústria da beleza”, finaliza Ana.