Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Exame: GPA “pergunta lá no Ipiranga” e vende postos para Ultra

Dos 71 postos de gasolina vendidos pela dona do Pão de Açúcar, 49 foram comprados pelo conglomerado; operação total é de R$ 200 milhões

GPA achou os compradores para seus postos de gasolina. O dono do Pão de Açúcar e do Extra vendeu 71 postos por R$ 200 milhões, em mais um movimento de reforço de caixa e recuperação financeira durante seu processo de turnaround.

Os 49 postos do Estado de São Paulo foram comprados pelo grupo Ultra, dono da bandeira Ipiranga — que já operava muitas dessas unidades. O restante, presente em outros oito estados, foi vendido para diferentes compradores, de acordo com a varejista alimentar.

O caixa do GPA deve receber R$ 138 milhões até o fim deste ano e uma parcela de R$ 62 milhões será paga a partir de determinadas condições que visam a transferência para os postos em cada região. A operação também depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com o anúncio, o GPA conclui seu plano principal de alienações, visando a redução da desalavancagem da companhia — que chegou a expressivas 9 vezes dívida líquida/ Ebitda no primeiro trimestre de 2023.

Numa espécie de movimento “família vende tudo”, grupo fez uma limpa nos últimos tempos: vendeu imóveis, a CNova (empresa de ecommerce do Casino), a rede de supermercados colombiana Éxito e, mais recentemente, anunciou a venda de sua sede, no formato de sale and leaseback. Além de ter colocado no caixa R$ 704 milhões do follow on realizado em março.

Nos primeiros meses deste ano, a alavancagem já estava em 3 vezes, patamar consideravelmente inferior ao do ano anterior.

_____________________________________________

por Raquel Brandão

Publicado originalmente em: https://encurtador.com.br/v8K2q

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.