Acordo no Brasil permitirá pedir corridas no app do iFood e delivery no app da Uber; integração começa no segundo semestre de 2025
As gigantes Uber e iFood anunciaram nesta quarta-feira (14) uma parceria estratégica inédita no Brasil, com o objetivo de integrar seus serviços nos respectivos aplicativos. A partir do segundo semestre de 2025, os usuários do iFood poderão solicitar corridas da Uber diretamente pelo app de delivery, enquanto os usuários da Uber terão acesso aos serviços de entrega de comida, farmácias, mercados e conveniência do iFood no app de mobilidade.
De acordo com o divulgado pelas duas empresas, tanto Uber quanto iFood continuarão com o funcionamento independente de seus aplicativos. Quem acessar um deles, no entanto, encontrará uma aba que levará diretamente para os serviços da outra empresa.
O aplicativo da Uber ganhará a aba “Delivery”, que exibirá as mesmas opções listadas no iFood. Da mesma forma, o app do iFood mostrará a aba Mobilidade, que permitirá as solicitações de viagens pela Uber.
As empresas explicam que a parceria não envolverá os programas de fidelidade de ambas, que seguem atuando de forma independente. Porém, o comunicado indica que, no futuro, tais iniciativas também podem ser integradas, já que os apps dizem que estudarão iniciativas em conjunto.
O acordo, segundo as empresas, visa melhorar a experiência do usuário e ampliar o alcance de ambas as plataformas. Atualmente, apenas cerca de metade dos usuários utiliza os dois aplicativos de forma recorrente, de acordo com Dara Khosrowshahi, CEO global da Uber.
“Estamos empolgados com essa parceria, que representa mais um grande passo na nossa missão de ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e obterem qualquer coisa com um toque”, afirmou o executivo.
A integração será lançada gradualmente, começando por cidades selecionadas. Ambas as empresas garantem que não haverá mudanças nos serviços já oferecidos, como o Uber Flash e o Uber Direct, nem nos programas de assinatura (Uber One e Clube iFood), embora haja planos de integração futura entre eles.
“Acreditamos que essa união impulsionará pedidos para restaurantes e outros parceiros, além de gerar mais renda para entregadores e motoristas”, destacou Diego Barreto, CEO do iFood.
Mercado competitivo
A parceria acontece em um momento de forte movimentação no setor. O mercado brasileiro de delivery, historicamente dominado pelo iFood com cerca de 70% de participação, enfrenta novos desafios, como a entrada da chinesa Meituan, que promete investir US$ 1 bilhão no país com o lançamento do app Keeta.
Outros concorrentes também estão se reorganizando. O Rappi anunciou aportes de R$ 1,4 bilhão até 2028 e a 99, controlada pela Didi Global, prepara o relançamento do 99Food com investimento de R$ 1 bilhão.
Apesar de ter encerrado o Uber Eats no Brasil em 2022, a Uber vê no acordo com o iFood uma alternativa eficiente e de baixo custo para ampliar sua presença no mercado de entregas sem precisar retornar com seu serviço próprio.
O iFood, por sua vez, reforça sua posição com a ampliação de sua base de usuários. A plataforma processa mais de 120 milhões de pedidos por mês em 1.500 cidades brasileiras, com apoio de 400 mil estabelecimentos parceiros e 360 mil entregadores.
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