Levantamento da Neotrust aponta que, de abril a junho, comércio eletrônico teve 89,6 milhões de compras efetuadas
O e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 4,3% em pedidos no segundo trimestre de 2022 em comparação com mesmo período do ano passado, com um total de 89,6 milhões de vendas online. Entre os meses de abril e junho, o setor faturou R$ 38,4 bilhões, queda de 3,2% em relação ao segundo trimestre de 2021. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (14) pela Neotrust, empresa do T.group que monitora mais de 85% do e-commerce nacional.
A região Norte é o principal destaque brasileiro, com aumento de 7,4% no faturamento e um total de R$ 1,16 bilhão arrecadado. Em pedidos, o crescimento foi de 14,7%, totalizando 2,15 milhões de compras virtuais. O Sudeste, região com o maior faturamento e vendas online do país, apresentou queda de 5,1% em receita e teve uma tímida alta em pedidos, calculada em 1,7%.
As categorias telefonia, eletrodomésticos e eletrônicos figuram entre os três segmentos de maior faturamento no e-commerce, enquanto moda e acessórios, beleza e perfumaria, e saúde possuem o maior número de pedidos, respectivamente. O cartão de crédito continua absoluto na preferência do consumidor em compras online. No segundo trimestre deste ano, 70% dos pedidos foram pagos nesta modalidade, tendo participação de 72,6% no faturamento.
O PIX segue como destaque no varejo digital, no qual representou 11,2% dos pedidos feitos de abril a junho, com um total de 4% no faturamento. No primeiro trimestre de 2021 as compras online com PIX representavam somente 3% dos pedidos feitos e 1,6% de faturamento, o que demonstra sua rápida expansão.