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Chinesa Meituan aposta na Keeta para disputar com iFood

Empresa vai investir R$ 5,6 bilhões nos próximos cinco anos para competir com o iFood e já iniciou contratações e parcerias no país

A gigante chinesa de tecnologia Meituan oficializou sua entrada no mercado brasileiro de delivery por meio da marca Keeta, com um plano de investimento robusto de R$ 5,6 bilhões ao longo dos próximos cinco anos. Avaliada em mais de R$ 600 bilhões na Bolsa de Hong Kong, a empresa é líder absoluta em entregas de refeições na China, com uma impressionante média de 98 milhões de pedidos diários e receita anual de US$ 46,6 bilhões.

A chegada ao Brasil representa a primeira grande expansão da Meituan na América Latina e tem como alvo direto o iFood, que hoje concentra mais de 80% do mercado nacional de delivery, segundo dados da Abrasel. A operação brasileira será realizada sob a marca Keeta — já presente em mercados como Hong Kong e Arábia Saudita — e integra um pacote mais amplo de aportes chineses anunciado em evento realizado na segunda-feira (12), em Pequim, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ofensiva no Brasil reflete uma nova fase da Meituan, que busca reduzir sua dependência do mercado chinês em meio à crescente concorrência doméstica, especialmente com plataformas como Ele.me (do grupo Alibaba) e a TikTok Shop. A movimentação também ocorre em paralelo ao retorno da 99Food ao mercado brasileiro, o que aumenta ainda mais a competitividade no setor.

Estratégia e atuação local

A Meituan já abriu um escritório na Vila Olímpia, em São Paulo, e iniciou a articulação de parcerias com grandes redes de restaurantes e estabelecimentos de bairro. A estratégia inclui subsídios agressivos, como taxas reduzidas para consumidores e estabelecimentos, além de forte investimento em marketing.

“O Brasil é um grande mercado, com potencial ainda maior. É um privilégio poder contribuir para o seu crescimento econômico e para que os brasileiros tenham mais escolhas”, afirmou Wang Xing, CEO da Meituan.

A empresa também começou o processo de contratação no país, com 37 vagas abertas, incluindo cargos de liderança como diretor da operação em São Paulo, chefe de relações públicas e chefe de experiência do usuário. Um dos principais nomes no projeto é Nancy Cai, economista com passagens por empresas como AB InBev, Uber, ByteDance e Alibaba, agora responsável pelo desenvolvimento de negócios da Keeta no Brasil.

Olho no futuro: drones e inovação

Além da atuação convencional em entregas urbanas, a Meituan também busca registrar no Brasil a marca “Keeta Drone”, sinalizando o possível interesse em introduzir o serviço de entregas com drones no país. Atualmente, a empresa já oferece esse tipo de operação na China continental e em Dubai, e prepara sua estreia em Hong Kong. No Brasil, o pedido de registro ainda está sob análise do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A Meituan já obteve a concessão do uso da marca Keeta para serviços de transporte, alimentos e bebidas no país. A empresa também lançou um portal de cadastro para entregadores, abrangendo profissionais com moto, bicicleta ou carro, além de buscar parceiros logísticos com frota própria, prometendo “benefícios exclusivos”.

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