Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Canadá testa 1º trem a hidrogênio da América do Norte

Tecnologia é alternativa ao diesel, matriz poluente que logo deve se tornar ambientalmente obsoleto

Nesta semana o Canadá deu um passo significativo rumo à sustentabilidade e inovação. Em Quebec foi entrou em teste o primeiro trem movido a hidrogênio do país. Cem passageiros embarcaram na primeira viagem do modelo Coradia iLint, fabricado pela Alstom.

Partindo da estação de Parc de la Chute-Montmorency, o trem percorreu 90 quilômetros até Baie-Saint-Paul, atravessando a Reserva da Biosfera Charlevoix, ao longo do rio São Lourenço, na primeira viagem impulsionada a hidrogênio na América do Norte. O trem conta com células de combustível que geram sua própria energia e é alimentado por hidrogênio verde. O combustível é produzido pela Harnois Énergies.

“A tecnologia de hidrogênio oferece uma alternativa ao diesel e demonstra nossa capacidade de fornecer soluções de mobilidade mais sustentáveis ​​para nossos clientes, agências e operadoras, bem como passageiros. Também fornecerá uma vitrine extraordinária para o ecossistema de hidrogênio verde de Quebec, que está em desenvolvimento”, diz Michael Keroullé, presidente da Alstom Américas.

Segundo a Alstom, os trens Coradia iLint oferecem desempenho de aceleração e frenagem comparáveis aos veículos tradicionais, mas sem as emissões poluentes. As primeiras unidades começaram a operar na região da Baixa Saxônia, Alemanha, em 2022, embora o projeto e os testes ocorram desde 2016.

O trem já fez viagens experimentais em oito países europeus. A Alstom tem contratos na Alemanha, Itália e França, e 41 composições estão encomendadas por clientes europeus.

Após o Canadá, o novo trem deverá percorrer trechos dos Estados Unidos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.