Além de transformarem relacionamentos amorosos em “diferenciais competitivos”, empreendedores contam como mantêm a relação na vida e na firma
Neste Dia dos Namorados, amor, respeito e gestão eficiente: essa combinação impulsiona casais a transformarem relacionamentos duradouros em negócios de sucesso. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, mais de 33% da população adulta no Brasil está envolvida com algum tipo de negócio, o que representa cerca de 47 milhões de brasileiros liderando alguma empresa ou negócio. Essa força não é apenas simbólica: os pequenos respondem por cerca de 27% do PIB nacional e movimentam bilhões anualmente, empregando mais da metade da força de trabalho formal no país.
No centro desta parcela empreendedora estão os casais que, além de compartilhar a vida, também dividem a rotina de trabalho e trazem à tona um ingrediente que vai além das estatísticas: a potência do afeto como alicerce de inovação, superação e prosperidade. Com faturamentos que ultrapassam R$ 1 milhão ao ano, esses casais provam que a sintonia afetiva pode se tornar um diferencial estratégico, capaz de gerar resultados concretos e garantir estabilidade financeira para a família.
E a ciência comprova: uma pesquisa da Universidade do Estado de Utah, nos Estados Unidos, revelou que casais que trabalham juntos são duas vezes mais felizes e satisfeitos profissionalmente do que aqueles que atuam em ambientes separados. Já o braço brasileiro da Associação Internacional para Gerenciamento do Estresse (Isma-BR, na sigla em inglês) também identificou que essa convivência reforça a empatia, promovendo maior compreensão das demandas e desafios do dia a dia profissional.
Conheça os relatos de quem está há anos – décadas até – em sintonia
Paula e Luiz – BM&C News

Casados desde 2006 e juntos desde a faculdade de jornalismo, Paula Moraes Dias Méssici e Luiz Méssici uniram suas experiências no jornalismo e no mercado financeiro para fundar, em 2020, a BM&C News — canal de TV e plataforma digital focada em economia, finanças e negócios. Ela vinha de uma carreira de 14 anos na Record; ele, com mais de uma década na XP Investimentos, sempre teve perfil estratégico e empreendedor. A BM&C nasceu do desejo de oferecer conteúdo econômico acessível, sério e com independência editorial. Com difusão na Claro, Vivo e Fast Channel da Samsung, o canal alcança mais de 30 milhões de brasileiros. O casal divide a gestão com funções bem definidas: Paula lidera o conteúdo, o time editorial e a imagem da marca, enquanto Luiz foca na expansão comercial e nos novos negócios. Segundo eles, a chave para o equilíbrio foi entender e respeitar os papéis de cada um. “Temos o mesmo objetivo e falamos a mesma língua”, diz Paula. Mesmo com a rotina intensa — “vivemos a BM&C 24 horas” —, eles criaram acordos para preservar os momentos em família, especialmente com o filho. Com crescimento médio de 50% ao ano e planos de dobrar o tamanho da empresa, eles afirmam: “Quando há confiança e clareza de propósito, empreender a dois vira uma alavanca, não um peso.”
Stella Theodorakis e Ivo Wohnrath – Athié Wohnrath

O casal Stella Theodorakis e Ivo Wohnrath consideram a união como um processo natural, pois se conheceram através do trabalho. Há 23 anos, o namoro teve início – o que ambos acreditam que a sociedade nasceu ali. A oficialização ocorreu dois anos depois, com o casamento. Segundo Ivo, o desafio é conseguir manter a vida privada isolada do trabalho. “Nos esforçamos para deixarmos os temas do negócio no escritório.
O benefício é sabermos como o outro pensa sobre os desafios do dia a dia profissional. Com isso, nossos debates sobre os diversos temas são muito mais ágeis e alinhados. Em nossa empresa, temos uma governança bastante madura. Assim, o papel de cada um está bem definido, não acontece sobreposição e cada um tem bastante autonomia em sua área de atuação”, argumenta. Em uma jornada conjunta no trabalho, o casal reforça a importância de um propósito coeso. “Assim, vibramos juntos a cada conquista e superamos os desafios com a mesma determinação”.

Adelaide e Francisco – Hinode
A Hinode nasceu em 1988 como um sonho compartilhado pelo casal Francisco e Adelaide Rodrigues, que começaram vendendo perfumes para complementar a renda da família em São Paulo. Inspirados nas origens japonesas de Adelaide — o nome da marca significa “sol nascente” —, eles transformaram o pequeno negócio em uma gigante nacional de cosméticos e bem-estar, apostando em vendas diretas para fazer a Hinode gigante.
Unidos no amor e no empreendedorismo em larga escala, construíram juntos um império familiar que expandiu para outros países da América Latina a partir de um imensa base de consultores.
Ana Mayre e Carlos – Johnny Rockets

Empresários de longa data no ramo de alimentação cearense, o casal Ana Mayre Paiva Mesquita Camerino de Souza e Carlos Camerino de Souza Neto encontrou no Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientadas na década de 50, a opção de destaque no food service para Juazeiro do Norte (CE).
Com pai gaúcho e mãe cearense, Carlos nasceu no Rio Grande do Sul e mudou-se para o estado nordestino ainda criança. Por lá, no início dos anos 2000, conheceu Ana, com quem casou em 2006 e, juntos, construíram vida profissional e pessoal, com filhos de 10 e 16 anos.
Atualmente, faturam média de R$ 300 mil por mês com a maior unidade cearense da hamburgueria, inaugurada há menos de 1 ano.
Delfino Golfeto e Silvia Maria – Água Doce Sabores do Brasil

Delfino Golfeto e sua esposa Silvia Maria transformaram um desejo familiar em um negócio de sucesso nacional. Ex-boia fria, Delfino usou seu conhecimento em tecnologia de alimentos e paixão por cachaça para fundar, em 1990, o restaurante Água Doce Sabores do Brasil na garagem de casa, em Tupã (SP). Silvia foi peça-chave no preparo dos pratos que conquistaram os primeiros clientes.
O negócio cresceu com a ajuda do casal, virou franquia em 1993 e hoje conta com 80 restaurantes em sete estados. Juntos, construíram uma marca que valoriza a gastronomia regional e a cultura da cachaça, mantendo até hoje a essência familiar da empresa.
José e Marcia – market4u

Quando a união conjugal dá tão certo que abre espaço para empreender juntos? Essa foi a dúvida que José Roberto Ignacio e Marcia Arlete Mascari Ignacio, multifranqueados do market4u, respondem juntos desde 2022. Casados há 37 anos, o casal também divide o gerenciamento e manutenção de 14 unidades da rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, na cidade de São Paulo. Formados em administração, cada um trabalhava em um segmento que tinha afinidade, entretanto, após a pandemia de covid-19, o casal passou a pesquisar e resolveu investir no segmento. “No começo, nós ainda nos intercalamos com outras atividades. Mas logo percebemos que queríamos crescer neste setor e quando notamos, já estávamos com 8 lojas”, conta José. Para o empreendedor, o sucesso nos negócios é fruto do comprometimento e respeito da dupla. “A chave para alcançarmos esse resultado é entender as habilidades de cada um para contribuir com o negócio.”, afirma.
Já Marcia compartilha que essa parceria só é possível pela união dos dois “Eu e ele não levamos o trabalho para a casa, mas levamos a nossa relação para o trabalho. E isso foi o diferencial para que os dias se tornassem cada vez mais leves e produtivos”. Só no último ano, Márcia e José Roberto alcançaram mais de R$ 1 milhão de faturamento nas unidades e agora pretendem monstra uma equipe para auxiliar na rotina.
Cristina e Aluizio – Money Report

Casados há 20 anos e sócios desde 2015, Cristina Falcão e Aluizio Falcão Filho encontraram no empreendedorismo uma forma de colocar em prática sonhos e valores compartilhados. Após anos como executiva em uma das maiores companhias de mídia, Cris percebeu que havia atingido um limite de crescimento e decidiu criar um negócio que refletisse suas ideias e propósitos. Assim nasceu Money Report, plataforma de conteúdo voltada à economia, negócios e inovação. Com Aluizio à frente da área editorial e de conteúdo, e Cris conduzindo as frentes administrativa, financeira, de marketing e comercial, o casal toma todas as decisões estratégicas em conjunto. Entre os principais desafios, está o de lidar com as divergências com equilíbrio e foco no que é melhor para a empresa, e não no ego de quem está certo ou errado. Para eles, as maiores vantagens de empreender juntos são a confiança, a cumplicidade e a visão de longo prazo. O casal acredita que a chave do sucesso está em respeitar as competências de cada um, comandar áreas distintas e pensar como uma dupla, e não como rivais. “Não divida, multiplique”, ensinam.
Beatriz e Jena – JAH Açaí, Sorvetes e Picolés

A arquiteta Beatriz Abras e o engenheiro de minas Jean Yvis transformaram a pandemia numa oportunidade para empreender. Em 2020, abriram uma confeitaria delivery em Belo Horizonte, que faturava entre R$ 3 mil e R$ 5 mil nos primeiros meses. Rapidamente expandiram o negócio, alcançando R$ 40 mil mensais e inaugurando loja física. Driblando os desafios do período, gerenciaram simultaneamente as operações de delivery e da loja física, atingindo um faturamento de R$ 90 mil na Páscoa do ano seguinte. Em meio ao crescimento, interessaram-se pelo JAH Açaí, Sorvetes e Picolés e assumiram a operação de uma loja em agosto de 2021. Em poucos meses, encerraram a confeitaria para focar exclusivamente na franquia.
Com expertise em delivery, tornaram a unidade líder da rede, atingindo R$ 100 mil mensais em 2023. A expansão não parou por aí: hoje, com seis unidades e um faturamento mensal de quase R$ 700 mil, Beatriz e Jean consolidaram-se como empreendedores de destaque no franchising, com planos ambiciosos para o futuro.
Luciana e Jorge – Grupo Bischoff

Jorge e Luciana Bischoff transformaram amor e parceria em um forte império da moda. Ele, designer que dá nome à grife, e ela na gestão executiva, conduzem juntos o Grupo Bischoff — de sapatos e acessórios de luxo, com mais de 80 lojas próprias pelo Brasil e presença em mais de 700 pontos multimarcas em cerca de 60 países. Unidos pelo trabalho e pelo amor, eles mantêm o negócio familiar vivo, transmitindo a filha Natália, que já atua na área de branding e operações, o legado de um lifestyle JB pautado em
Cárin e Cleomar – Cuor di Crema

Com experiência de 20 anos no ramo de instalção de piscinas, a contadora Cárin Rejane de Vleiger e o técnico agrícola Cleomar Amaral começaram a se relacionar na primeira empresa onde atuaram no setor. Em 2012, abriram o próprio negócio. Após mais de uma década, decidiram migrar para o food service. Em 2024, ao pesquisar marcas de gelateria a partir do interesse de Cleomar, depararam-se entre outras marcas com a Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano.
A preferência por investir na rede foi a versatilidade, já que a franquia agrega collab com a Boulangerie Carioca, pâtisserie inspirada no estilo francês, e acrescenta menu de salgados, doces e cafés especiais, opções relevantes no Rio Grande do Sul, segundo os empresários, devido à queda no consumo de sobremesas geladas no inverno. Inaugurada em 2025, a loja estima faturamento mensal de R$ 80 mil e consolida-se como a chegada à Região Sul por ambas as marcas.
Leila Pereira e José Roberto Lamacchia – Crefisa e FAM

Entrando na lista de casais que transformaram o amor em um império campeão, José Roberto Lamacchia e Leila Pereira são um caso à parte. Casados desde 1999, Leila começou a trabalhar com o marido em 2000, inicialmente auxiliando nos processos judiciais da empresa. Em 2008, sua atuação se expandiu significativamente. Ela assumiu o comando tanto da Crefisa quanto do Centro Universitário das Américas (FAM).
Essa trajetória demonstra como a parceria na vida pessoal pode gerar uma sinergia poderosa para a construção de um legado nos negócios, com o conglomerado do casal abrangendo desde o setor financeiro até a educação e os esportes — notavelmente com o patrocínio ao Palmeiras, clube do qual Leila é presidente.
Maria e Jurandir – Emagrecentro

Transformar afeto e sintonia em um negócio de sucesso pode parecer desafiador, mas para Maria do Rocio Hansen Mehret e Jurandir Barbosa Mehret, franqueados do Emagrecentro, essa união se tornou a chave para prosperar. Naturais de Campo Largo (PR), o casal soma mais de uma década de atuação conjunta com em emagrecimento saudável e estética corporal, carregando um amor que vem desde a adolescência. Ela, pedagoga, e ele, engenheiro mecânico, mesmo sem experiência anterior no setor, decidiram investir no sonho de empreender juntos e não se arrependeram.
“Nosso desafio foi no começo da clínica, pela falta de experiência e conhecimento no ramo, já que não somos profissionais da área”, contam. Com foco, planejamento e muita parceria, a dupla transformou incertezas em resultados. Em 2024, a unidade atingiu faturamento de R$ 1,26 milhão. Para eles, o segredo está em uma divisão clara de funções e decisões conjuntas. “Primeiro, fizemos uma avaliação completa da viabilidade do projeto, seguida de uma organização detalhada”.
Natalia e Felipe – Natalia Beauty Group

Ao lado de seu parceiro e marido, Felipe Pacheco, Natalia Martins, a Natalia Beauty transformou a paixão pela cosmética em um reino multimilionário, o NB Group. Com Felipe como o único outro sócio da holding, a dupla orquestra um ecossistema completo que abrange clínicas de estética, uma universidade dedicada ao setor, um robusto sistema de franchising e uma linha exclusiva de produtos.
A trajetória do casal é um testemunho da força que um casal focado e competente pode gerar nos negócios, com a expansão internacional dos seus empreendimentos.
Silmara e Gerson – Anjos Colchões & Sofás

Silmara e Gerson Pozzer se conheceram no ensino médio. Pensando em mudar de vida, o casal decidiu empreender juntos e, há 8 anos, se tornaram franqueados da Anjos Colchões & Sofás, rede especializada em colchões e sofás com mais de 30 anos no mercado, adquirindo uma unidade em Chapecó (SC).
Para a empreendedora, trabalhar juntos os aproximou ainda mais, principalmente, como casal. No entanto, ela reforça que, para dar certo, é essencial saber separar a função de cada um na empresa e não misturar vida profissional com a pessoal. “Em casa, não falamos de trabalho, temos que ter discernimento para não misturar as coisas”, enfatiza.
Silmara aconselha aos casais que querem empreender juntos a não desistirem diante dos primeiros obstáclos. “Não é fácil, mas tudo vale muito a pena, se for feito com amor e cuidado para que o negócio dê certo”, comenta.
Ana Caroline e Ana Luiza – Maria Brasileira

O casal Ana Caroline Fernandes Oliveira Queiroz e Ana Luiza Moura Tarouco compartilham o sonho de empreender. De Santana do Livramento (RS), estão, juntas há três anos como casal, e há três meses como sócias da franquia Maria Brasileira, rede de limpeza residencial e empresarial do país. Foi através do negócio, que elas encontraram uma forma de unir seus talentos. Caroline também atua como gerente comercial de uma escola. Já Ana Luiza, formada em Direito, é delegada de polícia, função da qual está de licença. Ela assumiu esse ano como a prefeita da cidade gaúcha. Com rotinas intensas e diferentes, apostaram em suas forças complementares para tirar o plano de empreender.
Dentro do negócio, Caroline lidera a operação, enquanto a Ana é responsável pelas redes sociais. Juntas são mães de Aurora, de 1 ano, e Théo, de 7. Elas contam que o cargo de prefeita da cidade, reforça a credibilidade e a confiança no negócio. “Dizer que é a empresa da prefeita ou da delegada, é quase um selo de qualidade”, brinca Caroline sobre a companheira. Em casa, o desafio é separar trabalho e vida pessoal. “O diálogo é nosso pilar. Temos objetivos bem traçados e vamos até onde for preciso”, diz Caroline. Para elas, empreender a dois é uma extensão do amor, feito com entrega, propósito e parceria.

Andrezza e Jeferson – Royal Face
Complementando o cenário de casais que prosperam nos negócios, Andrezza e Jeferson Fusaro são a força motriz por trás da Royal Face. Compartilhando uma paixão pelo mercado de beleza, o casal fundou a empresa em 2015, e em menos de uma década, a Royal Face se consolidou como uma das maiores rede de harmonização facial do Brasil
Michele e João Pedro – Homenz

Quando a farmacêutica Michele Kucmanski e o médico João Pedro Girardello Detoni se conheceram nos corredores de um hospital em Erechim (RS), não imaginavam que, além de parceiros na vida, também se tornariam sócios. Há um ano e meio, o casal possui a clínica Homenz, especializada em estética masculina. A complementaridade entre eles é o ponto forte da operação.
Enquanto Michele comanda a gestão da unidade, relacionamento com a equipe e fornecedores, João Pedro atua diretamente com os clientes, liderando os procedimentos estéticos. “Ele é a emoção, eu sou a razão. Ele cria, conecta e encanta. Eu modero, estruturo. É isso que faz funcionar”, afirma a empresária.
No início, os desafios foram intensos, ela abriu mão de um concurso público e, nos primeiros meses após a inauguração, captar clientes levou mais tempo do que o esperado. “Foi um momento desesperador, pensei em desistir”, conta. O apoio do marido foi importante para seguir em frente. Juntos, encontraram soluções, ajustaram estratégias e entenderam que o sucesso viria com persistência.
Marco Aurélio e Jhony – Lavô

Há 12 anos juntos , o casal Marco Aurélio Ribeiro e Jhony Ramos decidiram aplicar as economias na Lavô, rede de lavanderias self-service. O modelo de negócio foi ao encontro da vontade de ambos em investir em algo tecnológico e de impacto para a sociedade.
Para empreender, o casal acredita que é essencial manter o foco e a determinação, mas sempre com muito amor e companheirismo, assim como no relacionamento. “É fundamental entender o negócio e saber usar o seu dinheiro, afinal, assim como na nossa relação, nosso futuro depende do bom trabalho ser feito no presente”, explica Jhony.
Há seis anos empreendendo juntos, o casal comanda duas unidades em São Paulo, uma em Osasco e uma em Piracicaba, com faturamento médio mensal de R$ 85 mil.