Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
A vida do trabalhador no calor extremo
O aumento das temperaturas globais força a reconfiguração das condições de trabalho em várias regiões do mundo. No Brasil, as intensas ondas de calor, como a que começou em março de 2024, trazem sérios riscos à saúde de trabalhadores, especialmente daqueles expostos a ambientes sem controle adequado de temperatura. Além de afetar a saúde, as altas temperaturas comprometem a produtividade das empresas, levando governos a revisar normas trabalhistas em busca de maior proteção. Leia mais.
Tempo seco e queimadas ameaçam safra
O agronegócio brasileiro enfrenta um cenário preocupante em 2024 que deve ser ampliado para 2025. Uma seca prolongada e queimadas sucessivas e incontroláveis nas principais regiões produtoras do país já comprometem o plantio de soja e feijão, enquanto os preços de café, carnes e laranja tendem a aumentar nos próximos meses se o clima não melhorar. Destaque para o café, já que as plantações atingidas só devem ser recuperadas em 2027. Como resultado, haverá elevação de preços nos mercados interno e externo.
Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul
O Brasil concentra a maior parte dos incêndios na América do Sul, com um aumento significativo nos últimos dias, especialmente no Cerrado, informa o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De cada 100 focos de chamas registrados na natureza, 76 ocorrem no país. Essa situação crítica é resultado de uma combinação de fatores, incluindo o segundo ano consecutivo de El Niño, seguido de La Niña, que mudam para cima e para baixo as temperaturas médias do Oceano Pacífico, além do aquecimento global ampliado pela ação humana. Por aqui, a antecipação do período crítico de queimadas e a ocorrência simultânea em diversos biomas agravaram a situação.
___________________________________________________
____________________________________________________________
Brasileiros debatem futuro da sustentabilidade na ONU
Em 19 e 20 de setembro, a alta liderança empresarial brasileira se reunirá na sede das Nações Unidas, em Nova York, para o principal evento de sustentabilidade corporativa do Pacto Global da ONU – Rede Brasil fora do país. O evento, que coincide com a Assembleia Geral da entidade, que terá foco na evolução da agenda ESG (ambiental, social e de governança) e no impacto de movimentos que questionam pautas ambientais e de direitos humanos. O evento também marcará a divulgação do segundo ano do Relatório Ambição 2030, que avalia o desempenho das empresas no cumprimento das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Gerdau e Petrobras unem forças pela descarbonização
A gigantes Gerdau e a Petrobras comunicaram nesta terça-feira (10) a assinatura de um acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos de descarbonização e combustíveis de baixo carbono. A parceria terá duração de dois anos e quer explorar sinergias para acelerar a transição energética na indústria. O escopo do acordo inclui a avaliação de oportunidades em projetos de hidrogênio verde, captura e armazenamento de carbono (CCUS) e desenvolvimento de materiais com menor impacto ambiental.
Primeiro navio de carga moderno movido a vela cruza o Atlântico
Um navio de carga movido quase inteiramente pela força do vento cruzou o Atlântico no último mês, carregando champanhe, vinho e conhaque da França para Nova York, nos Estados Unidos. Esta foi a primeira vez em quase um século que um cargueiro faz a travessia atlântica com energia eólica. A inovação nem um pouco nova é promovida pela startup francesa TOWT (TransOceanic Wind Transport), que tenta provar que o transporte marítimo com velas pode competir de forma viável com os navios contêineres convencionais, que dependem de combustíveis fósseis.
____________________________________________
_____________________________________
Assédio no trabalho é problema dos homens também!
Assédios moral e sexual são temas que se tornaram alarmantes nos ambientes corporativos quando deixaram de ser naturalizados. Dados levantados pela consultoria Iaudit mostram que 45% das denúncias recebidas nos setores de compliance desde 2019 estavam relacionadas à questões morais, mediante ameaças veladas, humilhações e cobranças desproporcionais. Além disso, a startup Forum Hub revelou que 18% das mulheres entrevistadas já foram vítimas de assédio sexual no trabalho. A suspeita é que esses índices sejam muito maiores, já que só há pouco tempo as vítimas foram capazes de identificar as agressões e cobrar soluções. Continue lendo.
PepsiCo abre vagas de trainee para mulheres negras
A PepsiCo anunciou o lançamento de seu programa de trainee Next Gen, com vagas afirmativas voltadas para mulheres negras. A iniciativa faz parte do compromisso da empresa de aumentar a diversidade e inclusão no seu quadro de lideranças. As inscrições estão abertas até 3 de outubro e podem ser feitas no site da Companhia de Talentos.