Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Indígenas envenenados; tinta contra o calor; descarbonização da cadeia

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Yanomamis estão contaminados por mercúrio

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Socioambiental (ISA) revelou, nesta quinta-feira (4), que 94% dos indígenas yanomamis que vivem nas comunidades às margens do Rio Mucajaí, em Rodnônia, estão contaminados por mercúrio. O levantamento mapeou nove comunidades do subgrupo ninam na Terra Indígena Yanomami (TIY). Foram coletadas amostras de cabelo de 287 pessoas. A área do Rio Mucajaí é uma das mais impactadas pela onda de garimpo ilegal que atingiu a TIY.

Tinta fria para amenizar ondas de calor

Cidades como São Paulo sofrem com o efeito “ilha de calor urbana”, que cria temperaturas ambiente mais altas que em áreas verdes. Isso ocorre devido à concentração de edifícios e materiais que retêm calor, como asfalto e concreto. Uma pesquisa da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), de Singapura, sugere que o uso de tinta fria em telhados, paredes e pavimentação sejam uma solução eficaz para atenuar o calor urbano. A tinta fria é uma tecnologia que reflete os raios solares, reduzindo a absorção e emissão de calor nas superfícies.


____________________________________________________________

___________________________________________________________

Shell volta aos tribunais por suas emissões de CO2

petroleira Shell se defendeu na terça-feira (2) ante um tribunal de apelações holandês das acusações de sete ONGs. A empresa teria deixado de implementar os termos de uma condenação de 2021 sobre a redução de suas emissões de gases de efeito estufa. Em 2021, um tribunal de Haia ordenou ao grupo reduzir suas emissões líquidas de CO2 em pelo menos 45% até o final de 2030, na comparação com 2019.


Schneider Electric lança programa de descarbonização de suprimentos

Schneider Electric lançou esta semana o Materialize, programa de descarbonização da sua cadeia de suprimentos direcionado fornecedores dos setores de metais e minerais. Para atender a procura sem aumentar as emissões de carbono, é vital que as empresas colaborem para descarbonizar o fornecimento de energia, mitigando o impacto ambiental de seus processos industriais intensivos.

“Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) participou, na terça-feira (3), no Memorial da América Latina, do lançamento da identificação veicular para sensibilizar motoristas a respeito do Transtorno do Espectro Autista. Como muitos autistas têm hipersensibilidade auditiva e podem ficar ansiosas e desconfortáveis com sons altos, a iniciativa busca conscientizar os condutores para que evitem o uso da buzina em ruas e avenidas. A identificação, que poderá ser colocada no vidro traseiro dos veículos, tem a frase: “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine”.


____________________________________________________________

____________________________________________________________

Subsídios da UE favorecem pecuária em detrimento do agro sustentável

Um estudo publicado esta semana na Nature Food concluiu que a União Europeia (UE) alocou mais de 80% do dinheiro público da Política Agrícola Europeia (PAE) para criação de animais, alocando muito menos no cultivo de plantas. Com isso, há um impacto na transição alimentar, pois o bloco torna as dietas poluentes “artificialmente baratas”. “Mais de 80% da PAC da UE apoia produtos de origem animal criados mediante emissões intensivas”: esta foi a conclusão da análise do impacto negativo desses subsídios agrícolas.

Só 23% das mulheres acreditam em igualdade

Apenas 23% das mulheres acham que existe igualdade de gênero, aponta um estudo encomendado pela plataforma de paquera virtual Bumble, divulgado na manhã desta quinta-feira (4). A pesquisa ouviu 2,5 mil brasileiras com mais de 18 anos, entre agosto e setembro de 2023. Foram apresentados questionamentos sobre a posição das mulheres na sociedade. A pesquisa “Estado da Nação” é encomendada anualmente pela plataforma. Como nos anos anteriores, foram destacadas questões sobre equidade em relações, carreira, gênero e finanças.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.