Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Equidade 2038; marco do hidrogênio; microplásticos e frutos do mar

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Calor intenso na América fica 35 vezes mais provável

 As fortes ondas de calor como as que atingiram Estados Unidos, México e América Central entre o final de maio e o início de junho deverão se tornar 35 vezes mais prováveis a partir de agora, mostra um estudo da World Weather Attribution (WWA), divulgado nesta quinta-feira (20). A organização avalia regularmente a ligação entre eventos climáticos extremos e as alterações climáticas. Em suas conclusões, aponta que as ondas de calor sempre ocorreram, mas as mudanças meteorológicas fazem com que sejam mais intensas e frequentes.

Marco legal do hidrogênio de baixo carbono é aprovado com incentivos

O Senado aprovou na noite de quarta-feira (19) o projeto de lei que estabelece o marco regulatório para a produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono. Os incentivos fiscais e financeiros para os primeiros cinco anos devem ficar em R$ 18,3 bilhões. Ainda há emendas que foram destacadas para votação em separado e serão apreciadas no futuro. O texto do PL 2.308/2023 veio da Câmara e sofreu alterações no Senado, de modo que terá de retornar para apreciação dos deputados. O PL define regras e benefícios para estimular a criação no Brasil de uma indústria de hidrogênio de baixo carbono, um combustível renovável considerando peça-chave para a transição energética, especialmente para reduzir as emissões de setores de difícil descarbonização, como transportes e indústrias pesadas.

Quase 1/4 do Brasil pegou fogo nos últimos 40 anos

O equivalente a 23% do território brasileiro foi atingido ao menos uma vez por incêndios florestais e queimadas entre 1985 e 2023. Foram 199,1 milhões de hectares. Da área atingida, 68,4% eram vegetação nativa, enquanto 31,6% eram pastagens ou plantações. O Cerrado e a Amazônia são os principais biomas atingidos. Juntos, somam 86% da área queimada. Os dados obtidos por comparação de imagens de satélite fazem parte de um estudo divulgado nesta terça-feira (18) pelo MapBiomas Fogo, rede que envolve universidades, organizações não governamentais (ONGs) e empresas de tecnologia.

____________________________________________________________

________________________________________________________

80% querem que países atuem contra mudanças climáticas

Quatro em cada cinco pessoas no mundo querem que seus países reforce os compromissos para enfrentar as mudanças climáticas, aponta uma pesquisa com 75 mil entrevistados publicada nesta quinta-feira (20). A consulta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi conduzida pela Universidade de Oxford e pela GeoPoll, por meio de 15 perguntas apresentadas em ligações telefônicas aleatórias para habitantes de 77 países que representam 87% da população mundial.

Selo Verde ajudará neoindustrialização, diz Alckmin

Instituído pelo decreto 12.063 na terça-feira (18), o Programa Selo Verde Brasil quer identificar produtos e serviços sustentáveis para promover a a economia verde e a inovação, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e vice-presidente Geraldo Alckmin. Coordenado pelo MDIC, o Selo Verde será voluntário e poderá ser obtido para produtos que atendam critérios de sustentabilidade definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Certificadoras acreditadas pelo Inmetro concederão o selo, o que evitará múltiplas certificações e reduzirá custos.

Ibema ajuda expedição feminina pela costa

Um dos principais fabricantes de papel cartão da América Latina, a Ibema firmou parceria com a Voz dos Oceanos, iniciativa da Família Schurmann para diagnosticar a presença de microplásticos em organismos marinhos na costa brasileira. Iniciada em meados de maio e com duração estimada de 70 dias, a expedição terrestre feminina percorre cerca de 20 cidades de Santa Catarina ao Pará. Durante o percurso, são coletados moluscos bivalves para análise em laboratórios da Universidade de São Paulo (USP). Consumidos por seres humanos, esse seres são filtradores que acumulam partículas microplásticas em seus tecidos.

________________________________________

____________________________________________________

46% dos brasileiros se preocupam com ESG no varejo

De acordo com o relatório Varejo 2024, da companhia de tecnologia de pagamentos Adyen, o Brasil é o segundo país mais preocupado com o compromisso social e ambiental dos varejistas. Essa resposta foi apresentada por 46% dos entrevistados, ficando só atrás da Índia, com 49%. A maioria dos brasileiros (56%) afirma que pagaria mais por um produto com impacto reduzido no meio ambiente. Metade indicou que gostaria de entender de forma mais clara qual a pegada de carbono do que consome, como já ocorre com as informações nutricionais nos alimentos.

Equidade de gênero ficou para 2038

Com base nos dados revelados pela 8ª edição da pesquisa “Women in the Boardroom”, da Deloitte, ficou evidente que a presença feminina em cargos de liderança, embora modesta, está em ascensão. Apenas 6% dos CEOs em todo o mundo são mulheres, um número que, embora pequeno, representa um crescimento de 12% (1 ponto percentual) em relação ao ano anterior. No Brasil, a representação feminina entre CEOs está em ascensão, subindo de 0,8% para 2,4% em 2023 (alta de 300 pontos). A presença de mulheres nos conselhos de administração também aumenta globalmente e no Brasil, indicando progresso rumo à equidade de gênero. No entanto, os números ainda revelam um longo caminho, com a expectativa de equidade de gênero só alcançada em 2038. 

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.