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Clima e mente; microplásticos em testículos; classe C quer solar; Viúva Clicquot

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Mudanças climáticas podem agravar condições cerebrais

As alterações climáticas poderão afetar negativamente a saúde das pessoas, sugere um estudo publicado na edição de junho da revista The Lancet Neurology. A equipe liderada pelo professor Sanjay Sisodiya, do Instituto de Neurologia Queen Square, da University College Londres (UCL), na Inglaterra, revisou 332 artigos científicos publicados em todo o mundo entre 1968 e 2023. Os autores concluíram que temperaturas extremas e variações climáticas podem afetar pacientes com condições neurológicas e psiquiátricas.

Natura ativou protocolo de desastres mais de 20 vezes em quatro anos

Um protocolo de apoio para calamidades estruturado pela fabricante de cosméticos Natura, no início da pandemia da covid-19, em 2020, acabou utilizado mais de 20 vezes contra crises causadas por mudanças climáticas. A enorme enchente no Rio Grande do Sul é o episódio mais abrangente. Na prática, a iniciativa é um guia para a rápida ação em diferentes áreas da empresa. “Em momentos de crise não há tempo a perder. O protocolo auxilia nas orientações de negócios e saúde, entre outros”, diz Ângela Pinhati, diretora de sustentabilidade da Natura, em entrevista à Exame.

Microplásticos em testículos humanos e caninos

A presença crescente de microplásticos e nanoplásticos nos rios, oceanos, solo e ar leva cientistas a investigarem os efeitos na saúde humana. Um estudo da Universidade do Novo México publicado no último dia 15, no periódico Toxicological Sciences, identificou “concentrações significativas” de microplásticos em testículos de seres humanos e cães. Foram examinados 47 testículos caninos e 23 humanos, retirados durante autópsias. Com a ajuda de equipamentos sensíveis, os resultados das análises confirmaram a presença de 12 tipos de microplástico em todas as amostras.

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A natureza está “cobrando o que foi tomado”, afirma ministro

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que as enchentes no Rio Grande do Sul são o meio ambiente “cobrando o que foi tomado dele”. Na avaliação de Fávaro, a catástrofe acaba “com o discurso negacionista”. “Vejam o Rio Grande do Sul que, após 3 anos de seca, agora teve 3 enchentes em um curto período”, disse o ministro em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, na terça-feira (21).

Empresas devem fazer proteger mais a biodiversidade

Diante dos seguidos episódios de extremos climáticos, com enchentes ocorrendo de forma simultânea em vários países, o Fórum Econômico Mundial quer a atenção de líderes empresariais para que intensifiquem as ações de transição para a economia de baixo carbono, tornando as empresas mais resilientes. A Organização Internacional para a Cooperação Público-Privada, conhecida por sua reunião anual em Davos, nos Alpes Suíços, divulgou orientações para setores específicos a fim de proteger a biodiversidade.

Classe C acumula 45% dos pedidos de financiamento solar

Os consumidores da classe C já respondem por 45% do total de pedidos de crédito para a instalação de painéis solares nos telhados de suas residências. O número é referente ao primeiro trimestre de 2024. O levantamento da plataforma Meu Financiamento Solar, especializada em projetos fotovoltaicos de geração própria de energia, mostra que a participação deste público está aquecida pela facilidade no pagamento dos kits de energia.

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Vibra treina motoristas e frentistas contra a exploração sexual

Distribuidora de combustíveis e óleos lubrificantes, a Vibra lança a campanha Exploração Sexual Zero, que tenta conscientizar clientes e fornecedores contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação é realizada em parceria com a Childhood Brasil, organização de direitos para crianças em vulnerabilidade, e o Instituto Liberta, que luta contra a exploração sexual de jovens. A ação se baseia nos dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que mapeou 9.745 locais de prostituição e abuso de menores em estradas federais. Destes, 3,4 mil ocorrem em postos de combustíveis, o que impacta diretamente no negócio da Vibra.

Veuve Clicquot premiará empreendedoras

O produtor do champanhe Veuve Clicquot anunciou seu Bold by Veuve Clicquot no Brasil, parte do programa mundial criado há cinco décadas para empreendedoras. A premiação já contemplou mais de 450 mulheres em 27 países. Relançada no país após um hiato de 13 anos, o programa tem inscrições abertas até 15 de julho pelo site da marca. No Brasil serão reconhecidas duas mulheres nas categorias Bold Woman Awards, que considerará a carreira, conquistas e sucesso da empresa, e Bold Future Award, que contemplará a fundadora ou cofundadora de negócios relevantes criados nos últimos três anos. Criada em 1972, a Bold by Veuve Clicquot foi inspirada na história da empresária Barbe-Nicole Ponsardin (177-1866), a Grande Dama de Champagne, também conhecida pelo sobrenome do marido, a Viúva Clicquot.

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