Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Ciência no poder; clima no varejo; iate sustentável

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Uma cientista presidente

Em uma virada significativa para a política mexicana, Claudia Sheinbaum, a presidente eleita do México, traz consigo uma bagagem incomum e notável. Ao contrário do caminho habitual dos políticos de carreira, que sonham conquistar prêmios internacionais, como foi o caso de figuras icônicas como Theodore Roosevelt Jr., Nelson Mandela e Barack Obama, Sheinbaum já assume o cargo com um Nobel – o da Paz, o mais prestigioso – no currículo, destacando-se como um ensaio de mudança geracional e paradigmática no perfil das lideranças – em uma perspectiva otimista, afinal estamos falando de política.

Contra o avanço da desertificação

André Andrade, pesquisador do IPAM, explica que para produzir sementes, a planta precisa de muita energia, adquirida pela fotossíntese, que exige muita água e luz solar. Com a mudança climática, o ciclo natural é perturbado. Períodos de estiagem prolongada, como no final de 2023 com El Niño, resultam em muito sol e pouca água, impedindo a planta de fazer fotossíntese e produzir energia para gerar sementes. A ONU também alertou sobre isso, destacando a desertificação e a resiliência à seca como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, parte da Década da Restauração de Ecossistemas. A campanha centraliza na frase: “Não podemos retroceder no tempo, mas podemos restaurar florestas, restabelecer recursos hídricos e recuperar o solo. Somos a geração que pode fazer as pazes com a terra”.




Metade do varejo paulistano sofreu algum impacto climático


Uma sondagem da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) com médios e pequenos empresários do varejo na capital paulista mostra que metade (51%) sofreu algum tipo de impacto climático nos últimos 12 meses. Segundo os dados, 38% apontam que houve atrasos no fornecimento de produtos decorrentes de problemas logísticos; 13% precisaram interromper as operações parcialmente por causa de alagamentos, ventanias ou calor excessivo; e 35% tiveram prejuízos financeiros causados por eventos climáticos, com 10% respondendo por perdas grandes.



____________________________________________________________

________________________________________________________

Varejo ganha a geração Z com sustentabilidade


Com as percepções sobre o mundo e desejos individuais em constante mudança, é essencial que o varejo acompanhe as transformações dos consumidores, antecipando os anseios dos mais jovens, principalmente. Entre esse público, a sustentabilidade ganhando cada vez mais destaque. Uma pesquisa recente da Cone Communications revelou que quase 30% das pessoas nascidas entre 1995 e 2010 se preocupam com questões como meio ambiente, pobreza e igualdade.

Será preciso quadruplicar a remoção de CO2 para limitar aquecimento

O mundo precisa quadruplicar a captura de dióxido de carbono na atmosfera até 2050 para tentar limitar o aquecimento do planeta. E isso passaria pelo uso de tecnologias que ainda dividem os cientistas, aponta um relatório interdisciplinar da Universidade de Oxford publicado na terça-feira (4). Será necessário eliminar ou capturar da atmosfera e armazenar de forma sustentável entre “7 e 9 bilhões de toneladas de CO2“.

Empresa fatura R$ 158 mi construindo casas em 45 dias


Inconformado com o uso em larga escala de tijolos nas construções em pleno século 21, o empresário Henrique Cesar pediu demissão da construtora em que trabalhava como coordenador de obras e vendeu o carro para investir em soluções sustentáveis no setor dae construção civil. Assim nasceu, em 2021, a Perfilar, primeira marca do Grupo Lar. A empresa paranaense começou a operar investindo na fabricação de perfis metálicos para drywall, sistema de construção a seco, e light steel frame – estrutura de aço galvanizado para a construção de casas industrializadas mais sustentáveis. Ainda novidade no Brasil, as obras em light steel frame são comuns na Europa e nos Estados Unidos, oferecendo uma alternativa mais rápida e menos custosa em relação à alvenaria tradicional, que emite gases de efeito estufa durante sua preparação no canteiro.



________________________________________

____________________________________________________

Nescafé expande pontos de coleta

A Nescafé Dolce Gusto, em parceria com a rede Oxxo e a startup Musa, expande seus pontos de coleta de cápsulas de café para reciclagem na cidade de São Paulo. A partir de agora, 12 unidades rede Oxxo contarão com caixas de coleta específicas para esse resíduo. O material será enviado ao Centro de Reciclagem da Nescafé Dolce Gusto.


Iate híbrido silencioso reduz emissões em 40%


Durante a Semana de Design de Milão, na Itália, foram apresentadas as primeiras imagens do Seadeck 6, equipado com o primeiro sistema de propulsão híbrida para um iate de linha. O modelo promete reduzir as emissões de CO2 em 40% e foi projetado pela Azimut, marca italiana de embarcações de lazer de altos luxo e desempenho. Com 57 pés (17,37 metros) de comprimento, 3 cabines e um salão aberto no deck principal, a embarcação utiliza materiais sustentáveis, com cortiça substituindo a teca e fibra de carbono em painéis, o que reduz o peso em até 30%, aliviando o consumo dos motores diesel e elétrico da Volvo. 


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.