Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Carrefour indígena; Vale 100% renovável; Marina na Time; clima e pobreza

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios


Produtos indígenas no varejo

O Grupo Carrefour vai começar a vender itens produzidos por povos indígenas e comunidades tradicionais. Dentre os fornecedores estão os povos uruará, cacauré de Mocajuba e comunidades ribeirinhas da Rede Terra do Meio e dos rios Madeira e Amazonas. Segundo a empresa, essa ação ajudará a repensar o modelo de negócio para uma abordagem mais regenerativa da cadeia de produção alimentar. O programa envolve apoio para o desenvolvimento e crescimento dos produtores de locais, mediante um acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Crise do clima pode derrubar renda global em 19%

Um estudo que cruzou informações sobre economias locais com dados climáticos dos últimos 40 anos gerou uma simulação até 2050 para estabelecer como cada canto do planeta reagirá ao aquecimento global. Se nada for feito contra as emissões de CO2, a renda mundial deverá cair 19%. O trabalho é de economistas alemães e incluiu simulações em mais de 1,6 mil áreas.

Metade dos compromissos da COP15 foram descumpridos 

Realizada há 15 anos, a COP15 não alcançou os resultados desejados. Apesar disso, serviu como base para o Acordo de Paris, quando os países industrializados se comprometeram a reduzir emissões, o que deveria ser muito positivo. Porém, uma análise recente revela que 19 dos 34 países participaram deixaram de cumprir integralmente suas metas. Entre os que falharam estão Japão, Austrália e Estados Unidos, o segundo maior emissor de CO2 do mundo.

____________________________________________________________

___________________________________________________________

Vale antecipa meta de 100% de energia renovável no Brasil

A mineradora Vale informou na segunda-feira (15) que toda a energia utilizada nas suas operações no Brasil em 2023 foi proveniente de fontes renováveis: usinas hidrelétricas, eólicas e solares. A meta foi atingida por conta do início das operações do complexo fotovoltaico Sol do Cerrado, em Jaiba (MG), em operação desde novembro de 2022. Em julho do ano passado a usina atingiu capacidade máxima.

Brasil é o 3º na instalação de parques eólicos

Pelo segundo ano consecutivo o Brasil foi o terceiro país que mais instalou parques eólicos no mundo, adicionando 4,8 gigawatts (GW). Só China e Estados Unidos estão à frente, informa o Global Wind Report 2024, divulgado na terça-feira (16) pelo Global Wind Energy Council (Gwec). Segundo o Gwec, 2023 foi o melhor ano para a energia eólica, com a instalação recorde de 117 GW.

Vibra, Suzano e Galp produzirão SAF

A distribuidora de combustíveis Vibra, a fabricante de celulose Suzano e a empresa de refino Petrogal (Galp) se juntaram para discutir uma investida em combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) a partir do Brasil. O anúncio foi feito por executivos das três empresas no Web Summit, evento de tecnologia no Rio de Janeiro. O SAF é obtido a partir de derivados de biomassa, resíduos ou hidrogênio e CO2. Com isso, a pegada de carbono pode cair até 80% em relação aos derivados de petróleo.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

Dois anos de Instituto Heineken

Criado pela fabricante de bebidas, o Instituto Heineken comemora dois anos de existência com foco em vendedores ambulantes, catadores de recicláveis e jovens em vulnerabilidade social. As ações impactaram 10 mil pessoas com investimentos anuais de R$ 10 milhões. O aprofundamento das práticas ESG são um desdobramento dos cuidados ambientais e de sustentabilidade. Um estudo identificou que os grupos em maior vulnerabilidade ligados ao Grupo Heineken são os trabalhadores informais do setor de bebidas e os consumidores jovens. A condição de trabalho dos ambulantes é vista com preocupação pela empresa.

Tecnologia israelense identifica água contaminada por farmacêuticas

O descarte inadequado de medicamentos e contaminantes no lixo comum é uma grande preocupação global, especialmente para a qualidade da água potável e a segurança alimentar. Pensando nisso, uma nova pesquisa da Universidade Bar-Ilan, de Israel, desenvolveu um detector baseado em plasmônica para detectar resíduos nocivos de piperidina na água. Líquido claro com um odor similar ao de pimenta, a substância utilizada em diversas indústrias é tóxica para humanos e animais. A detecção de pequenas frações é crucial para garantir a segurança das fontes de água e da produção de alimentos.

Marina é uma das influentes da Time

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, está entre os escolhidos para a lista das 100 personalidades mais influentes de 2024 da revista Time. A divulgação ocorreu nesta quarta-feira (17). A publicação americana destaca a “reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento na Amazônia”. As personalidade são escolhidas por um grupo de editores e representantes da revista semanal. Marina é a única brasileira na lista e faz parte da categoria “lideranças”.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.