Document
PATROCINADORES

Antártica bate novo recorte de alta temperatura

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou na quinta-feira (1°) um novo recorde de alta temperatura no continente Antártico, 18,3°C em 6 de fevereiro de 2020, na estação argentina Esperanza. Porém, rejeitou uma temperatura ainda mais alta registrada naquele ano na estação brasileira na Ilha de Seymour, em 9 de fevereiro, em 20,75°C – em 2015, o continente registrou seu último recorde em 17,5°C.

“A verificação do registro de temperatura máxima nos ajuda a construir uma imagem do tempo e do clima em uma das fronteiras finais da Terra. Ainda mais do que o Ártico, a Antártica é mal coberta em termos de observações e previsões meteorológicas e climáticas contínuas e sustentadas, embora ambos [os polos] desempenhem um papel importante na condução dos padrões climáticos e oceânicos e na elevação do nível do mar”, explicou o secretário da OMM, Petteri Taalas. “A OMM está trabalhando em parceria com o Sistema do Tratado da Antártica para conservar este continente intocado “, completou.

O novo registro será adicionado ao Arquivo da OMM de Extremos de Tempo e Clima. Detalhes completos da avaliação são fornecidos na edição on-line do Boletim da Sociedade Meteorológica Americana, publicado em 1º de julho de 2021.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.