Comércio físico tem alta de 9,4%, enquanto e-commerce avança 3% na comparação anual; setor alimentício especializado e turismo se destacam
As vendas no varejo brasileiro registraram crescimento real de 1,6% em abril na comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado já desconta os efeitos da inflação.
Na comparação nominal — que considera os preços sem ajuste pela inflação — o avanço foi de 7,9%. O levantamento monitora mensalmente o desempenho de estabelecimentos credenciados à Cielo em 18 setores diferentes.
Entre os destaques, o comércio físico teve alta expressiva de 9,4% em relação a abril do ano passado, enquanto o e-commerce cresceu 3% no mesmo período.
Segundo Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, o desempenho positivo foi impulsionado por datas comemorativas e feriados. “Um dos destaques do mês foi o segmento de Varejo Alimentício Especializado, aquecido pelas vendas em chocolaterias e bombonieres. Nesse caso, houve um efeito de calendário que beneficiou o desempenho do varejo em abril, uma vez que no ano passado a Páscoa caiu em março”, afirmou.
Alves também destacou a performance do setor de Turismo e Transporte, que pode ter se beneficiado da proximidade do feriado de Tiradentes.