Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Uso da capacidade instalada da indústria fica estável em abril

Produção e emprego recuam; expectativas para os próximos meses são menos otimistas, aponta CNI

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a utilização da capacidade instalada ficou em 69%, estável em relação a março, porém abaixo dos 70% registrados em abril de 2024. Produção e número de empregados apresentaram queda no mês.

Dados divulgados pela CNI nesta quinta-feira (22) mostram que o índice de evolução da produção industrial atingiu 47,8 pontos em abril, abaixo da linha dos 50 pontos que separa crescimento de queda. Em abril de 2024, o índice havia ficado em 51,2 pontos, um resultado atípico para o mês, que normalmente registra recuo na produção.

O índice que mede o número de empregados na indústria ficou em 49,2 pontos, indicando redução na comparação com março e pior que os 50,1 pontos observados em abril do ano passado. Segundo a CNI, a estabilidade vista em 2024 também foi um resultado atípico, já que abril geralmente registra queda no emprego industrial.

Além disso, a pesquisa revela que as expectativas para os próximos seis meses são mais pessimistas. A indústria espera menor demanda, exportação, compra de insumos e contratação de trabalhadores.

Quanto aos estoques de produtos acabados, o índice de evolução ficou em 49,5 pontos, indicando queda, embora menos intensa que em março (48,7 pontos). O estoque efetivo permanece abaixo do planejado, com índice de 49,3 pontos, aproximando-se da linha divisória de 50 pontos, o que mostra redução da distância entre o estoque real e o desejado.

Em maio, todos os índices de expectativa da indústria recuaram, com destaque para demanda (-1,3 ponto), compra de matérias-primas (-1 ponto), exportação (-0,5 ponto) e número de empregados (-0,4 ponto). A intenção de investimento caiu levemente para 56,1 pontos, acumulando perda de 2,7 pontos desde dezembro de 2024, e permanecendo abaixo do índice de maio de 2024 (56,8 pontos).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.