Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Inflação nos EUA fica estável em 0,3% em maio

Taxa anual do índice de preços ao consumidor (CPI) é de 3,3%

O CPI (Índice de Preços ao Consumidor) dos Estados Unidos subiu 0,3% em maio, informou nesta quarta (12) o Departamento de Estatísticas do Trabalho. Houve estabilidade em relação a abril, quando o indicador também avançou 0,3%.

Nos últimos 12 meses, a taxa subiu 3,3%. Em abril, o índice anualizado estava em 3,4%. O núcleo do CPI, que exclui comida e energia, avançou 0,2% em maio.

No último mês, o custo da gasolina no país caiu 3,6%, o que puxou o índice de energia para uma queda de 2%. Entre as altas, destaque para os custos de moradia, que subiram 0,4%, mesma alta do valor da comida fora de casa. Já o custo de comer em casa se manteve inalterado.

A inflação nos EUA chegou a 9,1% ao ano em junho de 2022, na esteira da crise gerada pela pandemia. A queda no índice, no entanto, teve uma estagnação nos últimos meses, com o indicador oscilando na faixa de 3,5% ao ano. A meta do Fed, o banco central americano, é trazer a inflação para 2%.

Nesta quarta, na parte da tarde, o Fed anunciará se mantém, amplia ou reduz a taxa de juros dos EUA, após uma reunião de seu comitê de política monetária. A taxa está atualmente entre 5,25% e 5,5% ao ano.

A demora na queda da inflação tem feito com que o Fed mantenha os juros mais altos nos EUA. Essa situação fortalece o dólar frente a outras moedas, atrai mais capitais ao país e afeta outras partes do mundo, como o Brasil, que passam a ter mais dificuldade para captar recursos. A alta nos juros americanos também influencia a queda na taxa de juros do Brasil.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.