Alta foi impulsionada por passagens aéreas e serviços, com núcleo da inflação chegando a 3,8% no ano. Resultado surpreende mercado e pressiona Banco da Inglaterra
A taxa anual de inflação ao consumidor no Reino Unido subiu para 3,5% em abril, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (21) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). O índice superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam um avanço de 3,3%, e representa a maior leitura desde janeiro de 2024.
Na comparação com março, a inflação havia sido de 2,6%. Já na base mensal, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentou 1,2%, também acima da previsão do mercado, que era de 1%. Em março, o crescimento havia sido de 0,3%.
Um dos principais fatores para a aceleração foi a alta de 27,5% nas passagens aéreas durante o feriado de Páscoa, bem acima dos 6,5% registrados no mesmo período do ano passado. A inflação dos serviços também pressionou o indicador, subindo de 4,7% em março para 5,4% em abril, enquanto os preços de bens subiram 1,7%, após alta de 0,6% no mês anterior.
Núcleo da inflação também surpreende
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, cresceu 1,4% em abril ante março. Na comparação anual, o núcleo da inflação atingiu 3,8%, acima dos 3,4% registrados no mês anterior e da expectativa de 3,5% dos analistas.