Document
PATROCINADORES

Hidrelétricas devem atingir menor nível de reservatórios em 20 anos

O Operador Nacional do Sistema Elétrico avalia que os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste devem atingir menor nível dos últimos 20 anos. Estes reservatórios são responsáveis por cerca de 70% de toda a energia produzida no Brasil e chegariam em novembro com 10,3 % de sua capacidade. Se as providências já adotadas não surtirem efeito, o nível pode cair ainda mais e chegar a 7,5 % do total, o que colocaria todo o sistema em colapso.

O ONS também avalia adotar as seguintes medidas:

+ Publicar medida provisória que concentra poderes no Ministério de Minas e Energia para adotar rapidamente medidas a fim de garantir o fornecimento de energia.

+ Adotar programa voluntário para que as indústrias que consomem muita energia desloquem sua produção para fora do horário de pico do sistema elétrico (das 18h às 21h). As indústrias receberiam uma compensação caso aderissem ao programa.

+ Promover reajuste das bandeiras tarifárias aplicadas às contas de luz. No caso da bandeira “vermelha patamar dois”, o aumento seria superior a 20%. A tendência é que essa bandeira vigore até novembro.

+ Criar e implementar campanha de incentivo ao uso racional de energia e da água.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.