Em videoconferência realizada nesta quinta-feira (26), os líderes do G20 discutiram as ações para enfrentar a pandemia do novo coronavírus e amenizar os impactos sociais e econômicos. Os integrantes do grupo dos países mais ricos do mundo, entre eles o presidente Jair Bolsonaro, disseram em comunicado conjunto que mais de US$ 5 trilhões serão injetados na economia global.
“Estamos adotando medidas imediatas e vigorosas para apoiar nossas economias, proteger trabalhadores e negócios – especialmente as micro, pequenas e médias empresas – e proteger os vulneráveis por meio de proteção social”, diz a nota.
“Estamos injetando mais de US$ 5 trilhões na economia global, como parte de política fiscal direcionada, medidas econômicas e esquemas de garantia para combater impactos sociais, econômicos e financeiros da pandemia”, acrescenta o texto.
O grupo listou ainda uma série de prioridades durante a crise, como aumentar o financiamento para pesquisas que encontrem uma vacina e fortaleçam a cooperação científica internacional.