Gasto médio com presentes sobe para R$ 249; roupas e cosméticos lideram preferências de consumo
O Dia das Mães, segunda data mais importante do varejo nacional, deve movimentar R$ 16,3 bilhões em 2025, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O valor representa um crescimento de 9,24% em relação ao mesmo período do ano passado.
A pesquisa aponta que 62% dos brasileiros pretendem comprar presentes para a data, com um gasto médio de R$ 249 — alta de 8,7% frente aos R$ 229 registrados em 2024. O índice é puxado principalmente pelos consumidores mais jovens: entre 18 e 24 anos, 85% afirmam que vão presentear, com média de gastos de R$ 269. A faixa etária entre 25 e 34 anos lidera os gastos, com R$ 279 por pessoa.
Entre os produtos mais procurados para presentear estão roupas (39%), cosméticos, perfumes e maquiagens (25%), itens para casa (14%), flores (7%), joias e bijuterias (5%) e eletrônicos (4%). Chocolates e cestas de café da manhã também aparecem na lista, com 4% e 2%, respectivamente.
Quanto às formas de pagamento, os cartões seguem como principais meios: 50% dos entrevistados pretendem usar crédito ou débito. Do total, 28% utilizarão a função crédito e 22% a débito. Entre os que optam pelo crédito, 67% planejam parcelar as compras. Outras formas citadas foram Pix (37%), dinheiro (31%), boleto (2%) e cartões de loja (1%).
A preferência pela compra em lojas físicas é maioria, com 73% dos consumidores, frente a 25% que optarão por plataformas online. A intenção de comprar presencialmente é mais comum entre as mulheres (76%), enquanto os homens se destacam nas compras virtuais (28%).