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Demanda de veículos elétricos na China pode afetar petróleo

A China viu um aumento de 318% no número de estações de troca de baterias e ainda estão planejadas muitas mais

Os veículos comerciais elétricos estão se tornando cada vez mais populares em muitos lugares ao redor do mundo, especialmente em entregas urbanas mais curtas, e a China não é exceção. De acordo com relatório divulgado pela Bloomberg, as vendas de veículos comerciais leves movidos a baterias aumentaram de menos de 1% em 2020 para cerca de 10% em todas as vendas do segmento este ano, e isso pode começar a ter um impacto na demanda global de petróleo.

E a tendência é o crescimento – cada vez mais vans e pequenas picapes no país asiático estão sendo compradas movidas a energia elétrica, e isso vai se expandindo lentamente para caminhões maiores à medida que se tornam competitivos e começam a chegar a República Popular – no momento não há muitos EVs de serviço médio ou pesado disponíveis à venda na China, mas espera-se que isso mude muito em breve, à medida que os fabricantes locais entrarem nesse segmento.

Mas mesmo com a falta de caminhões elétricos maiores disponíveis, o relatório revela que, embora as vendas de veículos elétricos fossem praticamente zero há dois anos, hoje os semis BEV representam 3,4% do mercado e, novamente, a tendência só deve continuar e crescer. Eles ainda não conseguem igualar o alcance de seus concorrentes a diesel, então estão sendo usados ​​quase exclusivamente para rotas de curta distância nas cidades.

No entanto, à medida que a tecnologia de baterias continua progredindo, isso tornará os caminhões elétricos adequados para um número crescente de funções para trabalhos de cursos mais longos. Na China, eles também estão adotando a troca de baterias não apenas para carros de passeio, mas também para caminhões e vans. O país terá cerca de 34.000 EVs comerciais com baterias substituíveis ​​na estrada em um futuro próximo.

De acordo com dados da Moneyball, a China viu um aumento de 318% no número de estações de troca de baterias e ainda estão planejadas muitas mais. Tudo isso terá um impacto nos preços globais do petróleo, também impulsionado pela parcela cada vez maior de novos veículos eletrificados comprados na China (muitos dos quais também suportam a troca de baterias) – esses veículos atualmente representam 22% das vendas de carros novos na RPC e a tendência não mostra sinais de desaceleração.

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