Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Confiança dos investidores na Zona do Euro dá salto em maio

Índice Sentix sobe mais do que o previsto, refletindo reação positiva à postura da União Europeia frente à política comercial de Trump, mas clima ainda é de cautela

A confiança dos investidores na zona do euro registrou uma recuperação expressiva em maio, após uma forte queda no mês anterior provocada pelas tarifas comerciais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5) por meio da pesquisa mensal do instituto Sentix.

O índice geral avançou para -8,1, após marcar -19,5 em abril, superando com folga a expectativa do mercado, que projetava uma leitura de -12,5. Apesar da melhora, o indicador ainda se mantém em território negativo, refletindo um cenário de cautela.

O subíndice que avalia a situação atual também surpreendeu, atingindo -19,3 — o maior patamar desde agosto de 2024. Já as expectativas para os próximos meses saltaram 19,6 pontos, chegando a 3,8, em uma sinalização de que os investidores voltam a acreditar em uma possível retomada.

“Isso é notável, pois mostra que os investidores abandonaram em grande parte os temores de recessão que expressaram no mês passado”, informou o Sentix em comunicado.

A pesquisa ouviu 1.068 investidores entre os dias 1º e 3 de maio. Segundo o instituto, a resposta considerada equilibrada da Comissão Europeia às medidas tarifárias norte-americanas foi bem recebida pelo mercado, o que contribuiu para o otimismo observado.

Na Alemanha, maior economia do bloco, as expectativas deram um salto ainda maior, com alta superior a 20 pontos, atingindo 5,5. O Sentix destacou que as principais economias afetadas pela política tarifária de Trump são os próprios Estados Unidos, além da China e da Suíça.

Apesar da melhora nos indicadores, a entidade pondera que o ambiente de incerteza ainda persiste.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.