Documento detalha alta da Selic para 14,75%, enquanto conferência anual do BC recebe o economista Jean Tirole; presidente Gabriel Galípolo cumpre agenda internacional na Europa e China
A agenda do Banco Central (BC) nesta semana terá como principal destaque a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para a próxima terça-feira (13). O documento deve detalhar os motivos que levaram o comitê a elevar a taxa básica de juros de 14,25% para 14,75% ao ano, conforme anunciado na semana passada.
No comunicado oficial divulgado após a decisão, o Copom indicou que a próxima reunião exigirá uma “cautela adicional” diante de um cenário de “elevada incerteza” e do “estágio avançado” do atual ciclo de aperto monetário.
A partir de quarta-feira (14), o BC realiza sua Conferência Anual, que se estende até sexta-feira (16). O evento reunirá especialistas e acadêmicos para discutir temas ligados à política monetária e contará com a presença de destaque do Prêmio Nobel de Economia Jean Tirole, da Toulouse School of Economics, que fará a palestra magna.
Ainda na quarta-feira, o BC divulgará os resultados do Questionário Pré-Copom (QPC), ferramenta que coleta expectativas e avaliações do mercado financeiro sobre o cenário econômico antes de cada reunião do comitê.
O presidente do BC, Gabriel Galípolo, cumpre compromissos internacionais ao longo da semana. Ele iniciou sua agenda no exterior no fim de semana, participando das reuniões bimestrais do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Basileia, Suíça, entre sábado (10) e domingo (11).
Na terça-feira (13), Galípolo integra a missão oficial do governo brasileiro à China e, na quinta-feira (15), participa do seminário “China’s Bond Market Opening-up and Panda Bonds”, promovido pela Nafmii (National Association of Financial Market Institutional Investors). O encerramento da agenda internacional ocorre na sexta-feira (16), com uma reunião bilateral com o presidente do Banco da Espanha, em Madri.