PATROCINADORES

Ibovespa encerra dia em alta, mas fecha março em queda; dólar sobe

Refletindo o clima mais tranquilo em Brasília, o Ibovespa encerrou o pregão desta sexta-feira (29) em alta de 1,09%, aos 95.415 pontos. Em uma semana de altos e baixos, o índice acumulou avanço de 1,79% entre segunda e sexta, mas fechou março em queda de 0,18%.

O mês até começou de forma positiva, com a bolsa subindo e chegando a rondar os 100 mil pontos na semana passada, mas a situação se reverteu após o presidente Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, entrarem em rota de colisão. O Ibovespa até ensaiou uma recuperação nos últimos dias – interrompida na quarta (27) –, mas não conseguiu encerrar o terceiro mês de 2019 em alta. A bolsa havia registrado recuo de 1,86% em fevereiro e avanço de 10,82% em janeiro. O índice acumula alta de 8,56% no ano.

Nesta sexta, o mercado reagiu bem à trégua entre Bolsonaro e Maia, além da entrada do ministro da Economia, Paulo Guedes, na articulação política para aprovar a reforma da Previdência. Relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) afirmou que pretende acelerar a tramitação da proposta no colegiado.

As cinco ações mais negociadas do dia fecharam a sessão em alta: preferenciais da Petrobras (0,04%), Vale (3,27%), Bradesco (1,71%), Itaú Unibanco (1,03%) e Banco do Brasil (1,10%). O dólar comercial fechou o pregão estável, com avanço de 0,01%, negociado por R$ 3,91.

Por que é importante

Após abrir o ano em um ritmo forte, o Ibovespa passou a patinar conforme as dificuldades do governo na articulação política começaram a aparecer

Quem ganha

As ações da CSN tiveram a maior alta do dia: 3,89%, cotadas a 16,29

Quem perde

As ações da Petrobras Distribuidora tiveram a maior baixa do dia: -4,52%, cotadas a R$ 23,05

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.