Com prazo de 5 anos, a operação marca um avanço estratégico na diversificação das fontes de funding do banco
O Agibank concluiu sua primeira emissão de Social Financing Loan com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial e maior instituição global de desenvolvimento voltada ao setor privado, no valor de R$ 440,6 milhões. Com prazo de cinco anos, a operação marca um avanço estratégico na diversificação das fontes de funding do banco, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de soluções financeiras sustentáveis e com a ampliação do acesso qualificado ao crédito para segmentos historicamente negligenciados.
Os títulos foram estruturados na categoria de social loan após processo rigoroso de due diligence conduzido pela IFC, que avaliou a aderência do Agibank aos mais elevados padrões internacionais de governança, transparência e impacto social positivo. Os recursos serão destinados integralmente à concessão de crédito a beneficiários do INSS, com foco em segmentos vulneráveis, como pessoas idosas, mulheres e indivíduos de baixa renda, em conformidade com os Social Bond Principles (SBPs), da International Capital Market Association (ICMA).
A parceria com a IFC também prevê suporte técnico especializado para o desenvolvimento contínuo do framework de financiamento social do Agibank, o que permitirá à instituição expandir sua atuação em crédito socialmente orientado e fortalecer seu posicionamento no mercado.
“Contar com o apoio da IFC é uma validação importante do nosso modelo de negócios híbrido e do nosso propósito de lutar por uma experiência bancária que acolhe e encoraja todos os brasileiros. Essa parceria reforça nossa capacidade de gerar impacto positivo real na vida de milhões de pessoas, especialmente aquelas que tradicionalmente têm acesso limitado ao sistema financeiro, afirmou o CEO do Agibank, Glauber Corrêa. Em abril, a agência Moody’s elevou o rating de crédito corporativo do Agibank para AA-.br com perspectiva estável.