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Entenda como os melhores gerentes treinam suas equipes

Ser gerente de uma empresa requer mais habilidades de trato social do que currículo acadêmico, sendo essa função um exercício de empatia. Como resolver problemas de desmotivação ou conflito entre colaboradores? O artigo de Anita Hossain Choudhry (CEO da The Grand, plataforma de coaching para apoiar os gerentes) e Mindy Zhang (ex-líder de produtos do Dropbox e da Oscar Health. Hoje, coach executivo da Throughline e The Grand) explica que os gerentes tentam resolver essas e outras questões acreditando ter a resposta e então aplicam uma correção do problema, privando os subordinados de autorreflexão e crescimento.

Além de prejudicar os jovens talentos para que desenvolvam suas capacidades de gerenciamento de crise e resolução de problemas, os gerentes ficam com sobrecarga de responsabilidade. Daí nasce a cultura empresarial que espera deles todas as respostas. Dessa forma, grandes gestores precisam investir na construção de uma equipe de constante crescimento e no treinamento de seus gerentes para gerar resultados.

No cenário das startups, a falta de expertise é apontada como ainda mais inadequada. Por serem equipes muito jovens, a maioria dos gerentes, quando há algum, não foi ensinada a avaliar seu estilo ou como mudar de abordagem – mesmo com as melhores intenções, improvisam. O artigo cita Daniel Goleman, psicólogo e autor de liderança, qu estudou 3.871 executivos e identificou seis estilos: comandante, visionário, afiliativo, democrático, marcador de ritmo e coaching. Goleman descobriu que os líderes mais eficazes não confiam em um único estilo, dominando alguns deles para combiná-los a cada situação.

Estilos

  • Comandante: os profissionais com este estilo lideram como se estivessem em uma corrida e estabelecem metas altas. Para eles, nada além da vitória basta;
  • Visionário: estes orientam os negócios em direção a mudanças positivas e impulso por meio de tomadas de decisão ponderadas e de longo prazo;
  • Afiliativo: estimula os colaboradores a compartilhem inspirações, ideias e incentiva os vínculos emocionais. Está preocupado com o lado humano da equipe;
  • Democrático: o gestor envolve seus colaboradores em quase todos os planos, discussões e procedimentos da empresa ou setor;
  • Marcador de ritmo: fixa padrões altos de desempenho e foca totalmente na rotina de trabalho de cada um. Geralmente ele exemplifica pessoalmente o que cada um deve fazer, objetivando a excelência na execução das tarefas;
  • Coaching: este líder apoia o liderado a entender, melhorar e desenvolver as suas atitudes, comportamentos e conhecimentos.

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