Ministro levou quase um ano para tomar providências
O esquema de descontos não autorizados de aposentados e pensionistas pode derrubar mais um membro do governo Lula. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi comunicado em junho de 2023 sobre as fraudes.
Segundo o JN, a notícia foi comunicada durante Conselho Nacional da Previdência Social em 12 de junho de 2023. Segundo ata da reunião, a conselheira Tonia Galleti relatou que havia solicitado a inclusão da discussão sobre os acordos de cooperação técnica (ACTs) das entidades que possuem desconto de mensalidade junto ao INSS.
O pedido foi rejeitado por Lupi, mas a conselheira reforçou o pedido por conta das diversas denúncias. No entanto, o ministro disse que “a solicitação era relevante, porém não havia condições de fazê-la de imediato, visto que seria necessário realizar um levantamento mais preciso” e pediu para pautar na reunião de julho. O conselho, no entanto, não debateu o assunto.
A primeira medida do INSS só aconteceu em março de 2024, com a publicação de novas regras para que as associações fizessem os descontos nas aposentadorias. O esquema já era apurado pela Controladoria Geral e do Tribunal de Contas da União. A fraude só foi interrompida nesta semana com a operação da Polícia Federal.
Procurado, Lupi afirmou ao JN que assim que foi informado sobre o esquema passou a rever normas e mudar o sistema da Previdência e que elas só foram concluídas em março do ano passado.
A informação pode derrubar o ministro. Assim que a operação foi deflagrada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Ele foi aconselhado a afastar Lupi para que a crise não respingue no governo.
O que MR publicou: