Document
PATROCINADORES

Manobra acionária da Petrobras; Compass leva Sulgás; desburocratizamos

MONEY REPORT mostra as iniciativas e as ideias liberalizantes e modernizadoras ao ambiente de negócios

Leilões, concessões e parcerias

Governo quer privatizar Petrobras alterando sua participação acionária

A alta dos combustíveis devido ao câmbio elevado, inflação e a busca do governo federal por uma maneira de financiar o novo Bolsa Família/Auxílio Brasil criaram condições para o retorno da pauta da privatização da Petrobras. Em uma manobra que tenderia ao perspicaz, governo e Congresso estudam mudar a participação acionária na estatal, fazendo a União perder a maioria das ações.

Sem disputa, Compass leva a estatal gaúcha de gás

O controle da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) foi privatizado, em leilão na B3, em São Paulo, por R$ 927,7 milhões. Não houve concorrência. A oferta vencedora, da empresa Compass Gás e Energia, foi igual ao valor de referência.

___________________________________________

Informe Publicitário

_______________________________________________

Agenda liberal

Os órfãos do Paulo Guedes

“Muitos eleitores votaram em Jair Bolsonaro nas últimas eleições porque não queriam a volta do Partido dos Trabalhadores ao poder. Esses indivíduos não tinham exatamente simpatias pelo então candidato do PSL, mas o engoliram. Alguns motivos contribuíram para essa tolerância. Um deles foi o grande montante de acusações de corrupção que mancharam a imagem do PT – o discurso de Bolsonaro foi totalmente moldado para que ele se mostrasse como um paladino contra corruptos e corruptores”. Leia o artigo completo de Aluizio Falcão Filho

Cai tempo para abertura de empresas

A demora média para a abertura de uma empresa no Brasil caiu de mais de cinco dias para dois desde o início de 2019, informou a plataforma Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia. A redução de deu pela integração digital entre as 27 juntas comerciais e o uso do portal digital Gov.BR.

Instituto Mises

Em uma economia de livre mercado, nenhum lucro é “excessivo”


Ludwig von Mises escreveu: “Durante a maior parte da história humana, os indivíduos tinham muito pouco controle sobre sua própria riqueza. Tribos violentas e beligerantes rotineiramente saqueavam vilarejos, e reis e imperadores poderosos podiam confiscar a propriedade das pessoas de acordo apenas com seus caprichos”.

Três breves histórias hiperinflacionárias do Brasil

Em junho de 1961, o economista institucionalista Douglass North fez uma visita ao Brasil por três semanas. Enviado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, buscava avaliar e discutir a qualidade do ensino da ciência econômica no país. Confira o artigo de Marcelo Campos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.