As redes sociais mudaram profundamente a nossa sociedade e criaram uma espécie de reality show particular para cada usuário. Neste desfile de fotografias e vídeos, muitos se sentem impelidos de mostrar uma vida perfeita ou ressaltar apenas as coisas boas do cotidiano.
Hoje, no entanto, isso está mudando – pelo menos no que diz respeito à chamada Geração Z, aquela que congrega os jovens nascidos entre 1997 e 2012 (meu filho e minha filha pertencem exatamente a este intervalo histórico). Enquanto os mais velhos resistem a mostrar aspectos menos glamurosos de sua vida nos registros digitais, a juventude encontrou uma forma de se expressar sem filtros ou preocupação com a autoimagem.
Assim, os jovens desenvolveram uma espécie de múltipla personalidade digital. Além do perfil oficial no Instagram, por exemplo, garotos e garotas possuem contas paralelas, nas quais podem extravasar sentimentos ou apresentar um lado diferente de suas personalidades.
Um exemplo disso é o que se chama de Dix. Não é exatamente algo novo, pois surgiu em 2016, quando o Instagram permitiu a seus usuários criarem contas paralelas. Recentemente, no entanto, adolescentes aderiram em massa a essa prática, pois têm a liberdade de postar o que quiserem sem a preocupação sobre o que os pais ou responsáveis poderão dizer.
O Dix geralmente reúne também as pessoas mais próximas de um usuário, que não precisa estar preso às amarras da vaidade para postar o que lhe der na telha. Por isso, podem se mostrar desarrumadas, desanimadas ou de ressaca.
Há também a opção do Daily. Também é um perfil privado no Instagram, mas com uma pegada diferente. O Daily é uma espécie de blog pessoal, muitas vezes voltado para algum tipo de hobby do usuário – no qual se pode expressar um lado que não seria alvo do interesse de um público maior.
Por fim, há o CF, sigla para “close friends”, ou “amigos próximos”. Trata-se de uma ferramenta que pode ser acionada para a criação de uma lista VIP de seguidores que vão receber conteúdos exclusivos. Com isso, um post só pode ser visto por essa lista, sem que os demais seguidores enxerguem determinadas postagens.
Essa múltipla personalidade deverá chegar aos mais velhos brevemente, especialmente entre aqueles que desejam uma conexão mais forte com determinadas pessoas que estão nas redes sociais, mas têm problemas de agenda ou de distância geográfica para encontros ao vivo.
Essas ferramentas podem permitir que a futilidade hoje onipresente nas redes dê lugar a relações mais humanas e verdadeiras no mundo digital, mesmo que restringindo esse convívio a um número menor de indivíduos. No mundo virtual ou no real, a regra do convívio social parece ser a mesma: os amigos de verdade são poucos e nossos sentimentos só são abertos para essa minoria.