A empresa de conectividade EllaLink começou nesta segunda-feira (14) a ancoragem do novo cabo submarino de fibra óptica que ligará o Brasil à Europa. A instalação fica em Fortaleza (CE). As obras vão se estender pelos próximos meses. Serão 6 mil quilômetros de cabeamento de alta capacidade até Sines, em Portugal. Concluída esta etapa, a rede EllaLink deve entrar em operação no segundo trimestre de 2021. A companhia é a primeira a conectar diretamente a América Latina ao continente europeu com cabos submarinos de fibra óptica.
“A redução da latência e melhora no desempenho da rede são determinantes para provedores de conteúdo, empresas de computação em nuvem e instituições financeiras. A diminuição de alguns milissegundos na latência acarreta um impacto na lucratividade das operações de negociação. É isso que a EllaLink oferece”, afirmou Diego Matas, diretor de Operações (COO) da empresa.
Além do Brasil, terão acesso a esses serviços de fibra óptica a Guiana Francesa, Cabo Verde, Marrocos e o arquipélago da Ilha da Madeira.
Conexões submarinas
