A Autoridade Italiana de Concorrência e de Mercado (AGCM) determinou que a Apple desembolse € 10 milhões como penalidade. O órgão divulgou nesta segunda-feira (30), após uma investigação, que alguns iPhones não eram eram resistentes a água até 4 metros de profundidade por 30 minutos, conforme propagandeado pela empresa.
A AGCM alegou que não foi informado aos consumidores que os testes do fabricante ocorreram em condições de laboratório, com água estática e pura, em vez de em condições de uso reais, com água corrente enlameada e variações de temperatura. Os modelos que não passaram nos testes são: iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.
A multa faz parte de uma série de condenações que a Apple já teve que arcar na Europa. Em 2018, a mesma AGCM condenou a gigante a pagar o mesmo valor por causa da obsolescência programada do iPhone. Na França, foi aplicada uma multa de € 25 milhões por causa do recurso que provocava lentidão nos aparelhos.