Pode não ocorrer na velocidade e da forma desejada, mas os recursos do governo injetados para fomentar o crédito às empresas estão chegando, garantiu o presidente do Banco Central (BC), Roberto de Oliveira Campos Neto. Nesta quinta-feira (28), ele participou de uma live de cerca de uma hora com André Esteves, sócio sênior do banco BTG Pactual. A conversa foi acompanhada por investidores e analistas internacionais.
Diante da magnitude da crise provocada pela pandemia, Campos deixou claro que a instituição adota uma “atuação assertiva”, se mantendo aberta ao diálogo e com disposição a negociar, desde que sem abrir mão da agenda de medidas de modernização estruturantes, como open banking, pagamento instantâneo e microcrédito.
Sobre as críticas quanto às dificuldades de obtenção de novos créditos, Campos destacou que os bancos não “empoçaram” o dinheiro e que o BC monitora as atividades para que isso não ocorra, ainda mais em um cenário em que os recursos externos secaram. O presidente do BC citou que foram registradas 241 bilhões de operações bancárias entre 16 de março e 15 de maio, o que indica vitalidade.
Os debatedores comentaram as ações constantes para segurar as flutuações mais acentuadas do câmbio, a fim de evitar maior volatilidade. Esteves e Campos encerraram afirmando que em breve a crise irá passar, deixando um grande desafio econômico pela frente.