PATROCINADORES

Re.green fecha parceria com Novo Nordisk; FedEx amplia frota elétrica; guia destaca créditos de carbono

Da redação
28 de junho de 2026

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Re.green fecha parceria de 20 anos com a Novo Nordisk na Amazônia

A Re.green anunciou, durante a Semana do Clima de Londres, uma parceria de 20 anos com a farmacêutica Novo Nordisk para restaurar cerca de 500 hectares de áreas degradadas em Paragominas, no Pará. O projeto deve gerar aproximadamente 87 mil créditos de remoção de carbono ao longo do contrato. Segundo a EXAME, a iniciativa marca a entrada da startup no setor de saúde, após acordos com empresas de tecnologia, telecomunicações e alimentos. A restauração será feita com espécies nativas da Amazônia, combinando regeneração natural, plantio ativo e monitoramento por satélite e dados de campo.

BNDES e Petrobras anunciam vencedores do ProFloresta+

BNDES e Petrobras anunciaram Systemica, brCarbon e re.green como vencedoras do primeiro leilão do ProFloresta+, iniciativa voltada à compra de créditos de carbono de alta integridade gerados por restauração ecológica na Amazônia. O programa prevê o fornecimento de 5 milhões de créditos de carbono, com potencial de mobilizar cerca de R$ 450 milhões, plantar mais de 25 milhões de árvores nativas e gerar 6,3 mil empregos verdes. O anúncio ocorreu durante a celebração dos 74 anos do BNDES, quando o banco e a Petrobras também firmaram parceria em pesquisa, desenvolvimento e inovação ligada a minerais críticos e estratégicos.

São Paulo entrega 500 novos ônibus elétricos

A Prefeitura de São Paulo entregou 500 novos ônibus elétricos ao sistema municipal de transporte coletivo, elevando a frota elétrica da capital para 1.759 veículos. Segundo a administração municipal, o novo lote deve evitar a emissão de mais de 45 mil toneladas de CO₂ por ano e reduzir o consumo anual de diesel em cerca de 20 milhões de litros. A ampliação faz parte da política de transição energética da cidade e contou com financiamento do BNDES. A frota será incorporada ao sistema que transporta mais de 7 milhões de passageiros por dia.

FedEx amplia frota elétrica no Brasil com vans Mercedes-Benz

A FedEx incorporou 17 unidades da eSprinter Furgão Street 320, da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, à sua frota elétrica no país. Com a entrega, a companhia passa a operar 53 veículos elétricos em suas operações brasileiras, destinados a Campinas, Curitiba e São Paulo. A ampliação integra a estratégia global da FedEx de eletrificar 100% da frota de coleta e entrega até 2040 e alcançar operações neutras em carbono no mesmo prazo. Segundo a Mercedes-Benz, esta é a quarta entrega de veículos elétricos à FedEx no Brasil em três anos.

EDP fornecerá energia renovável para campus da Fiocruz no Ceará

A EDP firmou contrato com a Fundação Oswaldo Cruz para fornecimento de energia renovável ao campus Eusébio, no Ceará, por meio do mercado livre de energia. O acordo prevê o suprimento de 1,30 MWm médios, totalizando 32.340 MWh entre 2026 e 2028. Segundo edital da Fiocruz, a parceria deve gerar economia de cerca de 18% nos custos de energia. O contrato inclui certificados I-REC anuais e previsão de evitar a emissão de aproximadamente 1,49 mil toneladas de CO₂ no período de três anos.

Neoenergia Coelba recebe primeiro empréstimo ESG da JICA

A Agência de Cooperação Internacional do Japão assinou com a Neoenergia Coelba seu primeiro empréstimo vinculado a metas ESG. O contrato, de R$ 764 milhões, será aplicado na modernização da rede de distribuição de energia da Bahia entre 2026 e 2027. A operação é um Sustainability-Linked Loan, modalidade em que os juros variam conforme o cumprimento de metas de sustentabilidade. Segundo a Neoenergia, os compromissos incluem digitalização da rede, redução de perdas técnicas, eficiência energética e aumento da participação de engenheiras eletricistas nas operações da distribuidora.

Schneider Electric lidera ranking de sustentabilidade da TIME e Statista

A Schneider Electric foi nomeada pela TIME Magazine e pela Statista como a empresa mais sustentável do mundo em 2026, pelo terceiro ano consecutivo. O levantamento considerou 5 mil grandes empresas globais. A companhia informou que reduziu em 82,5% as emissões de CO₂ dos Escopos 1 e 2 em relação à base de 2017 e reportou 47,5 milhões de MWh economizados ou eletrificados para clientes no primeiro trimestre. O reconhecimento ocorre no contexto do Impact 2030, novo plano global da empresa estruturado em eletrificação, indústria, pessoas e comunidades locais.

Heineken anuncia novo vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos

O Grupo HEINEKEN anunciou Rafael Rizzi como novo vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos no Brasil. Na função, o executivo passa a liderar as áreas de Sustentabilidade, Instituto HEINEKEN, Relações Governamentais e Políticas Públicas, Comunicação Corporativa e de Marcas e HEINEKEN Spin. Rizzi está na companhia desde 2018 e, desde 2024, comandava a HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto voltado a agricultura regenerativa, circularidade do vidro, transição energética e marcas de impacto. Ele sucede Mauro Homem, que assume em julho como CEO da operação da HEINEKEN em Santa Lucia, no Caribe.

Opella lança estratégia global de sustentabilidade Health

A Opella, dona de marcas como Dorflex, Novalgina e Allegra, lançou a estratégia global de sustentabilidade Health³, baseada nos pilares pessoas, planeta e negócio. A companhia estabeleceu meta de neutralidade de carbono até 2050 e redução de 58,8% das emissões absolutas dos Escopos 1, 2 e 3 até 2034. Segundo a empresa, 97% de suas emissões estão na cadeia de valor. A Opella também informou ter reduzido 70% das emissões dos Escopos 1 e 2 em relação a 2019 e atingido 100% de eletricidade renovável em suas operações.

Angatu amplia acesso à cannabis medicinal em Minas Gerais

A associação Angatu, fundada em 2023 pelos irmãos Mateus, Rafael e Lucas Candini, reúne mais de 1,5 mil associados em Minas Gerais e atua no acesso à cannabis medicinal. A entidade oferece acolhimento, orientação e suporte a pacientes com Alzheimer, doenças neurodegenerativas, dor crônica, ansiedade, Parkinson e outras condições. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,8 milhão de brasileiros convivem com demência, número que pode chegar a 5,7 milhões até 2050. A associação também mantém parcerias sociais, como a Casa de Maria, e acadêmicas, como a UFMG.

Shopping Eldorado apoia campanha de conscientização sobre longevidade

O Shopping Eldorado iluminou sua fachada em apoio ao Junho Violeta, mês de combate à violência contra a pessoa idosa, em parceria com o Instituto Velho Amigo. A ação chama atenção para temas como envelhecimento digno, inclusão, autonomia e proteção de direitos. Segundo o IBGE, pessoas com 65 anos ou mais já representam 10,7% da população brasileira, avanço de 57,4% em relação a 2010. A iniciativa também se conecta à atuação do empreendimento com o Projeto Feliz Idade, que há mais de duas décadas promove atividades de convivência, lazer e bem-estar para pessoas idosas.



O novo agro que atrai jovens investidores

O agronegócio brasileiro passa a atrair investidores mais jovens, digitalizados e interessados em ativos ligados à inovação, sustentabilidade e economia real. Segundo Henrique Galvani, CEO da Arara Seed, novas gerações têm visto o agro como um ecossistema que conecta produtividade, tecnologia climática e impacto ambiental. Dados da B3 mostram que investidores pessoa física movimentaram R$ 517,3 bilhões em ações em 2025, enquanto o avanço de plataformas digitais ampliou o acesso a teses antes restritas a grandes investidores. O movimento também acompanha o crescimento de agtechs, foodtechs, climate techs e soluções ligadas à agricultura regenerativa, rastreabilidade e biotecnologia.

Instituto Olga Kos inaugura exposição com obras de Cildo Meireles

O Instituto Olga Kos inaugura, em 3 de julho, a exposição “Obras Sonoras – A escuta e o olhar: travessias com Cildo Meireles”, no centro de São Paulo. A mostra reúne obras de Cildo Meireles e produções de participantes das oficinas do instituto, desenvolvidas com as instituições A Alternativa, APOIE e LARES. A exposição, apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Bradesco Seguros, terá entrada gratuita e ficará aberta até 26 de julho. A iniciativa articula arte contemporânea, acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

Continental Shopping arrecada agasalhos com Exército de Salvação

O Continental Shopping realiza até 30 de julho a campanha “Inverno com Amor”, em parceria com o Exército de Salvação. A iniciativa recebe roupas de frio, cobertores, mantas, calçados e outros itens de inverno em bom estado, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues nos pontos de coleta instalados no Piso Boulevard, 1º piso e 2º piso do empreendimento. A ação integra a agenda social do shopping durante o período de baixas temperaturas.

Circuitinho das Estações incentiva atividade física infantil

O Circuitinho das Estações será realizado em quatro capitais brasileiras em 2026, com etapas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. A iniciativa, apresentada pelo Governo Federal por meio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte, é voltada a crianças de 2 a 12 anos. O evento propõe percursos adaptados por faixa etária, de 50 a 400 metros, com foco recreativo. O projeto cita recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Organização Mundial da Saúde, da American Academy of Pediatrics e da World Athletics sobre atividade física infantil.

Café com Deus Pai promove desafio de doação de livros

O projeto Café com Deus Pai 2026, do autor Junior Rostirola, promove em 30 de junho o terceiro desafio dos “Atos de Amor”, com incentivo à doação de livros que tenham marcado a vida dos participantes. A proposta é estimular a circulação de obras já lidas em escolas, igrejas, empresas, grupos de amigos, espaços públicos e comunidades. A iniciativa também cita a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, ao relacionar a ação ao desafio de ampliar o hábito da leitura no país. Novas mobilizações estão previstas para setembro e novembro.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve