Impulsionado por tecnologia e novos hábitos de consumo, 46% dos consumidores reservam parte do orçamento para eventos
O mercado global de ingressos online segue em forte expansão e deve atingir a marca de US$ 101,36 bilhões (R$ 574,7 bi) até 2029, segundo estudo da Market Research Future. A previsão é reflexo direto da digitalização acelerada dos eventos, do crescimento do entretenimento ao vivo e da demanda dos consumidores por experiências mais conectadas e personalizadas.
No Brasil, o setor está em franca expansão e transformação, ainda que inexistam dados consolidados. Projeções da PwC indicam que o mercado de entretenimento e mídia deve continuar crescendo até 2027 – quando a receita deve chegar a US$ 41,3 bilhões (aproximadamente R$ 240 bilhões). Dados da Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape), mostram que o setor de eventos cresceu 19% em 2024, com faturamento de US$ 51 bilhões. Já o mercado de ingressos para eventos online fechou com US$ 81 milhões em 2024.
Há por volta de 330 empresas em atuação, incluindo desde as que atuem em grandes shows e festas até as dedicadas a eventos menores, como palestras, cursos, mentorias e ingressos de cinema e teatro. No meio do caminho estão os eventos esportivos, que podem incluir desde jogos de futebol da Libertadores até competições de remo e festas municipais. As principais empresas são Ticketmaster, Eventim, Ingresso Rápido, Ticket360, Ingresse, Sympla, Moblix e Eventbrite.
Dados recentes da Serasa revelam que 46% dos brasileiros reservam parte do orçamento mensal para shows e eventos enquanto uma outra pesquisa conduzida pelo Viagogo em parceria com o YouGov reforça o fato, mostrando que 43% dos entrevistados abrem mão de consumir álcool em troca de conseguir comprar um ingresso para shows.
Com isso, plataformas digitais têm desempenhado papel fundamental para viabilizar esse consumo, com soluções que vão além da venda de ingressos, incluindo controle de acesso, sistemas cashless, carteiras digitais e reconhecimento facial, tudo em prol de eficácia, otimização de tempo, jornadas digitais fluidas, segurança e principalmente experiências personalizadas para uma geração cada vez mais exigente. É o que revela o levantamento da consultoria McKinsey, que mostra que 71% dos consumidores esperam experiências personalizadas das marcas.
Só em 2024, por exemplo, a ElevenTickets, plataforma desenvolvida pela Imply Tecnologia, processou mais de 10 milhões de ingressos em milhares de eventos culturais e esportivos pelo país. Entre os destaques estão festivais como a Oktoberfest de Blumenau (SC), que registrou recorde de público e lucro, que aumentou em 59% em relação ao ano anterior. Só para mostrar a amplitude da adoção da solução, a próxima Expo ESG, em Piracicaba fechou parceria com a TicketMaster.
“Acreditamos que a personalização e a transformação digital são os alicerces para a criação de experiências memoráveis”, afirma Tironi Paz Ortiz, CEO e fundador da Imply. É um caminho sem volta, ainda que existam desafios sérios. O aumento da procura por ingressos digitais atraiu a atenção de quadrilhas de estelionatários digitais, o que exige atenção dos consumidores.
“O ingresso para um evento é algo muito delicado, muitas vezes lidando com sonhos das pessoas, uma demanda maior do que a quantidade de espaço disponível e uma infinidade de dados que são coletados e precisam ser tratados com cuidado”, explicou Donovan Ferreti, managing director da TicketMaster, durante apresentação no Congresso de Serviços do E-Commerce Brasil.