Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Cimed lança IA que traduz bulas de remédios pelo WhatsApp

Baseada no Google Gemini, a Claud.ia lê bulas em voz alta, explica efeitos colaterais e promete democratizar o acesso à informação sobre medicamentos

Ler a bula de um medicamento pode ser um desafio, especialmente para pessoas idosas, com baixa escolaridade ou que enfrentam dificuldades com termos técnicos. Pensando nisso, a Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de vendas, lançou nesta terça-feira (20) a Claud.IA, uma assistente virtual que utiliza inteligência artificial para simplificar o entendimento das bulas.

Chatbot da Claud.IA — Foto: Divulgação


Inspirada na tecnologia do Google Gemini e apelidada de “ChatGPT dos genéricos”, a Claud.IA funciona via WhatsApp e oferece leitura em voz alta da bula, explicações acessíveis sobre composição e efeitos colaterais, lembretes de horários para tomar medicamentos e até localização da farmácia mais próxima, usando geolocalização.

O nome da IA é uma homenagem à farmacêutica Cláudia, mãe do CEO da Cimed, João Adibe Marques, e da vice-presidente Karla Felmanas. “Bulsa são complexas, os nomes difíceis e muita gente toma remédio sem entender o que está fazendo. A Cláudia vem para mudar isso. É inclusão, é cuidado, é o futuro”, afirmou o executivo.

Ao contrário de outros chatbots, a Claud.IA é restrita às informações contidas na bula aprovada pela Anvisa. Perguntas fora desse escopo são respondidas com orientações para procurar um médico ou farmacêutico. A IA também está programada para evitar a prescrição ou sugestão de medicamentos, respeitando a regulação sanitária brasileira.

O projeto é uma evolução da bula digital aprovada pela Anvisa em 2023, e será implantado inicialmente para os medicamentos genéricos da Cimed. Até o final do ano, toda a linha da empresa deve estar integrada à plataforma.

Além da inovação tecnológica, a Cimed reforça seu protagonismo no mercado de genéricos, com crescimento de 16% nas vendas da categoria no último ano. Os genéricos representam 30% da receita bruta da companhia, que comercializou mais de 226 milhões de caixas em 2024.

A empresa também lançou recentemente uma nova embalagem com letras maiores e espaços para anotações, com o objetivo de melhorar a adesão ao tratamento e promover o uso consciente dos medicamentos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.