Grupo Globo adquiriu a Brasil Outdoor operação local da norte-americana Clear Channel por R$ 80 milhões
Empresa de mídia out-of-home (mídia externa) do Grupo Globo, a Eletromidia anunciou na quarta-feira (7) a compra da Brasil Outdoor (BOL), operação da norte-americana Clear Channel no Brasil, por R$ 80 milhões. A transação foi feira por meio da Publibanca, subsidiária responsável pelas publicidades verticais de rua. A operação não precisará da aprovação dos acionistas da Eletromidia. A BOL atua em diversas cidades brasileiras por meio de contratos de concessão com prefeituras e da locação de espaços publicitários, como pontos de ônibus e relógios eletrônicos.
A aquisição depende ainda de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero (na imagem), afirmou que a operação complementa a atuação da empresa no Brasil. “A Clear Channel se soma de forma coerente ao nosso ecossistema e reforça o propósito de transformar as cidades por meio de soluções que gerem impacto real na vida das pessoas”, declarou.
A robustez estratégica do negócio, somado à série de resultados positivos da Eletromidia, foi escolhida A Tacada da Semana de MR. É fácil entender a razão.
Para a Clear Channel, a venda faz parte de um movimento estratégico de capitalização para concentrar a atuação nos EUA, em especial no segmento aeroportuário. Em janeiro, segundo a Reuters, a empresa anunciou a venda da unidade do norte da Europa para uma subsidiária do Bauer Media Group, por US$ 625 milhões. O mesmo se deu em fevereiro, quando foi concluída a venda dos negócios no México, Peru e Chile para a Global Media US LLC. A intenção da empresa é utilizar os lucros das vendas para melhorar a liquidez.
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Em novembro de 2024, o Grupo Globo anunciou a aquisição do controle acionário da Eletromidia, elevando sua participação, de 27,5% para 74,5%. A operação foi aprovada pelo Cade em dezembro. O controlador alcançou uma receita líquida de R$ 17,37 bilhões em 2024. O valor representa uma alta de 8,2% em relação aos R$ 16,05 bilhões registrados em 2023. O grupo teve um lucro líquido de R$ 2,067 bilhões, diante de R$ 821 milhões no ano anterior. Trata-se de um crescimento de 151,7%. Desse total do lucro líquido, R$ 2,055 bilhões ficaram com os acionistas controladores – a família Marinho.
O resultado foi impulsionado pela aquisição da Eletromidia, parte da estratégia da Globo de diversificação dos negócios, o que inclui soluções publicitárias mais completas e conectadas às necessidades de anunciantes e consumidores. De acordo com o balanço de 2024, divulgado em 31 de março, a Eletromidia teve uma receita bruta de R$ 1,35 bilhão, 29% a mais em comparação com o ano anterior, e lucro líquido de R$ 198 milhões, um crescimento de 25% em relação a 2023.