Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Idade da pança; morte plástica; metabolismo familiar

Boletim de MR sobre medicina, pesquisa, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas

Ciência busca as causas da barriga de meia-idade

Agora, uma pesquisa pré-clínica da City of Hope, uma das maiores e mais avançadas organizações de pesquisa e tratamento do câncer nos Estados Unidos e um centro de pesquisa líder em diabetes e outras doenças fatais, revelou o culpado celular por trás da gordura abdominal relacionada à idade, fornecendo novos insights sobre por que nossas regiões abdominais se alargam com a meia-idade. Publicadas hoje na Science, as descobertas sugerem um novo alvo para futuras terapias para prevenir a flacidez abdominal e prolongar nossa expectativa de vida saudável. Os cientistas conduziram uma série de experimentos com camundongos posteriormente validados em células humanas. Wang e seus colegas se concentraram no tecido adiposo branco (TAB), o tecido adiposo responsável pelo ganho de peso relacionado à idade. Embora seja bem sabido que as células de gordura aumentam de tamanho com a idade, os cientistas suspeitam que o WAT também se expande produzindo novas células de gordura, o que significa que pode ter um potencial ilimitado para crescer. A equipe da Cidade da Esperança primeiro transplantou APCs de camundongos jovens e mais velhos para um segundo grupo de camundongos jovens. As APCs dos animais mais velhos rapidamente geraram uma quantidade colossal de células de gordura.

Onivyde é autorizado para câncer de pâncreas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu nesta semana o registro para venda no Brasil do medicamento Onivyde para o tratamento de câncer de pâncreas metastático. A nova opção terapêutica é um tipo de quimioterapia intravenosa. A fórmula farmacêutica “irinotecano lipossomal” – que compõe o Onivyde – poderá ser prescrita para uso em pacientes adultos com câncer do pâncreas metastático, que não responderam à terapia inicial de tratamento, como explica o oncologista Tiago Felismino. Até o momento, pacientes com progressão da doença após o tratamento de primeira linha não possuíam uma alternativa terapêutica eficaz, comprovada por estudos clínicos randomizados. O Onivyde já é aprovado pelas agências reguladoras dos Estados Unidos e da União Europeia, e atualmente está disponível em 47 países.

A relação entre mortes cardíacas e plásticos domésticos

A exposição diária a certos produtos químicos usados ​​para fabricar itens domésticos de plástico pode estar associada a mais de 356 mil mortes globais por doenças cardíacas somente em 2018, mostra uma nova análise de pesquisas populacionais. Embora os produtos químicos, chamados ftalatos, sejam amplamente utilizados no mundo todo, o Oriente Médio, o Sul da Ásia, o Leste Asiático e o Pacífico tiveram uma parcela muito maior do número de mortes do que outros — cerca de três quartos do total. Há décadas, especialistas associam problemas de saúde à exposição a certos ftalatos encontrados em cosméticos, detergentes, solventes, tubos de plástico, repelentes de insetos e outros produtos. Quando esses produtos químicos se decompõem em partículas microscópicas e são ingeridos, estudos os associam a um risco aumentado de doenças que vão desde obesidade e diabetes até problemas de fertilidade e câncer. Os autores estimaram que a exposição ao DEHP contribuiu para 356.238 mortes, ou mais de 13% de toda a mortalidade global por doenças cardíacas em 2018 entre homens e mulheres de 55 a 64 anos. Segundo os autores, o ônus econômico resultante das mortes identificadas em seu estudo foi estimado em cerca de US$ 510 bilhões, podendo ter chegado a US$ 3,74 trilhões.

Como o metabolismo dos pais afeta a saúde das crianças 

Análises do pesquisador de diabetes Rashmi Prasad demonstraram que variações em genes de risco previamente conhecidos para diabetes tipo 2 aumentam o risco de a criança desenvolver a doença se forem herdadas da mãe. Herdar esses genes do pai, por outro lado, teve pouco ou nenhum impacto no risco da doença. Em um novo estudo, publicado na revista Diabetologia , Rashmi Prasad investigou como características como peso corporal, níveis de açúcar e colesterol no sangue e função da insulina são transmitidos de mães e pais para filhos e como esses efeitos parentais mudam ao longo dos anos. As características estudadas são importantes para a saúde cardiometabólica. Rashmi Prasad liderou o estudo em conjunto com pesquisadores do Hospital e Centro de Pesquisa King Edward Memorial (KEM) em Pune, Índia. A equipe de pesquisa conduziu análises genéticas e estatísticas de dados de 2.400 participantes do Estudo de Nutrição Materna de Pune (PMNS), na Índia. Os pesquisadores estudaram a relação entre características como IMC (índice de massa corporal), função da insulina e níveis de glicose e lipídios no sangue em pais e filhos quando a criança tinha 6, 12 e 24 anos. A relação entre as características de cada um dos pais com as da criança foi explicada por marcadores genéticos. O estudo mostra que a mãe teve a maior influência no peso do bebê ao nascer. A capacidade da criança de regular os níveis de açúcar no sangue, bem como os lipídios no sangue, teve uma associação mais forte com os genes da mãe, do nascimento à idade adulta.

O que MR publicou

Redes devem remover publicidade de cigarros eletrônicos

As plataformas digitais YouTube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que removam os conteúdos que promovam ou comercializem cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, e outros produtos derivados de tabaco. As empresas devem, também, reforçar os mecanismos de controle para evitar novas publicações desse tipo. No Brasil, a proibição da venda destes produtos foi mantida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril de 2025. As resoluções RDC nº 46/2009 e RDC nº 855/2024 da agência reguladora vetam a fabricação, a importação, a propaganda e a venda de cigarros eletrônicos em todo o território nacional. Em nota, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou que os perigos da comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil. “É ilegal e representa sérios riscos à saúde pública, pois carecem de regulação ou de autorização para serem comercializados”, destacou.

Saúde quer vacina contra o herpes-zóster no SUS

O Ministério da Saúde encaminhou à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) uma solicitação de avaliação para a inclusão da vacina contra o herpes-zóster no Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, a pasta informou que, neste momento, aguarda parecer técnico para definir sobre a incorporação da dose à rede pública de saúde. Também conhecida como cobreiro, a herpes-zóster é uma doença que aparece na pele, causada pelo vírus varicela-zoster (VVZ), o mesmo que provoca a catapora. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus permanece “adormecido” durante toda a vida da pessoa. “A reativação ocorre na idade adulta ou em pessoas com imunidade comprometida, como as portadoras de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, aids, transplantadas e outras”.

Covid faz S. Gabriel da Cachoeira (AM) retomar máscaras

A prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, na região da cabeça do cachorro, no Amazonas, decretou o retorno do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, como repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e transportes coletivos. A medida foi tomada em razão do aumento nos casos de covid no município. A ação atende uma recomendação da Defensoria Pública do Amazonas. De acordo com o órgão, somente em abril, o município, distante a 852 km de Manaus, havia registrado quase 400 casos positivos de covid-19 de 897 suspeitos. Em março, de 197 casos suspeitos, foram registrados 87 casos positivos. Em dezembro do ano passado, o número de casos registrados foi 14. Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, a prefeitura também restringiu o acesso às áreas indígenas para pessoas que não apresentem caderneta de vacinação atualizada ou teste negativo realizado nas últimas 48 horas. O decreto permanecerá vigente enquanto houver recomendações das autoridades sobre o uso de máscaras. 

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.