Empresas emergentes usam tecnologia para modernizar serviços, desafiando instituições tradicionais
As fintechs representam um novo paradigma no setor financeiro, combinando inovação tecnológica com serviços financeiros tradicionais (pagamentos, transferências, crédito, entre outros). Essas empresas emergentes utilizam avanços como automação, inteligência artificial e análise de big data para oferecer produtos e serviços de maneira mais eficiente, acessível e personalizada.
A relevância das fintechs se destaca pela capacidade de modernizar e democratizar o acesso a serviços financeiros, proporcionando maior inclusão e conveniência para os consumidores. De acordo com a Associação Brasileira de Fintechs (ABFIntechs), em levantamento feito em 2024, existem 1.481 fintechs ativas no Brasil.
Levantamento do Instituto Locomotiva mostra que as fintechs ajudaram a reduzir significativamente a população não bancarizada no Brasil, que caiu de 55 milhões de pessoas, em 2019, para 16,3 milhões, em 2021. A inovação se aplica também aos fundos de previdência privada. Além disso, em 2023, uma pesquisa da Idawall mostrou que 62% das novas contas bancárias abertas eram de instituições financeiras digitais.
A automação e a inteligência artificial (IA) têm desempenhado um papel importante no avanço das fintechs, transformando a maneira como os serviços financeiros são oferecidos e gerenciados. Nas fintechs, a ferramenta é usada para realizar tarefas repetitivas de maneira eficiente, liberando recursos humanos para atividades mais complexas e de maior valor agregado. Isso inclui processos como verificação de documentos, processamento de transações e análise de crédito.
A IA, por sua vez, é aplicada para melhorar a experiência do cliente e a segurança das operações. Ela é capaz de analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões e anomalias que podem indicar fraudes ou outras atividades suspeitas. Quando se trata de segurança e privacidade, as fintechs implementaram medidas de proteção robustas para garantir que as informações financeiras dos usuários estejam seguras. Isso inclui o uso de criptografia avançada, autenticação multifatorial e monitoramento contínuo para detectar e prevenir fraudes.
A Quinto Andar se destaca no setor financeiro com sua abordagem de compra, venda e aluguel de imóveis. A plataforma é a principal fintech no segmento da América Latina, atuando na Argentina, Brasil, Equador, México, Panamá e Peru.
O diferencial é a facilidade entre as transações financeiras, tendo como recorde o tempo de 1h30 para fechar o aluguel de um imóvel. Com essa abordagem, os usuários possuem um suporte que vai desde a avaliação, fotografia e gestão dos imóveis até a formalização de contratos de compra ou aluguel.
Desde sua implementação, a fintech alcançou o top 5 entre as empresas com maior valor de mercado da América Latina e somando mais de R$ 155 bilhões em ativos. Com 10 anos no mercado, a Quinto Andar tem 265 mil contratos sob sua gestão e cerca de 180 mil anúncios em atividade. No setor imobiliário, a fintech já foi responsável por uma série de inovações, tendo a presença, inclusive, de imobiliárias na plataforma.