Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Assédio no trabalho é problema dos homens também!
Assédios moral e sexual são temas que se tornaram alarmantes nos ambientes corporativos nos últimos anos, depois que deixaram de ser naturalizados. Dados levantados pela consultoria Iaudit mostram que 45% das denúncias recebidas nos setores de compliance entre 2019 e 2022 estavam relacionadas à questões morais, mediante ameaças veladas, humilhações e cobranças desproporcionais. Mas como enfrentar esses abusos? Como mudar a mentalidade dos líderes e equipes que normalizam tais atitudes tóxicas e criminosas? Tão importante quanto punir os agressores e apoiar as vítimas é reeducar o público. Estas são as metas que a especialista em assédio, diversidade e inclusão Cris Kerr busca responder em seu livro “Cultura Organizacional Livre de Assédio”. Fundadora da consultoria CKZ Diversidade, há mais de 15 anos Kerr ganha a vida mudando mentalidades. Confira os depoimentos das vítimas.
Bananas combatem a poluição plástica

Uma dupla de pesquisadores descobriu a utilidade de bananas no combate à poluição de lixo plástico. Foram utilizadas cascas da fruta para produzir um filme de embalagem biodegradável que poderia substituir os plásticos comuns. Intitulada “Filmes de embalagem biodegradável de fibra de casca de banana”, a pesquisa foi publicada na revista Sustainable Chemistry and Pharmacy.
Energia solar espacial pode ser eficiente em 2050
Um estudo do Escritório Interno de Tecnologia, Política e Estratégia da Nasa aponta que a captação de energia solar no espaço poderia ser a fonte energética mais eficiente, em termos de baixa emissão e carbono e menor custo para a humanidade. A tecnologia necessária estaria disponível até 2050, mas existem grandes obstáculos. O relatório da agência destaca duas preocupações: quão cara seria a geração de energia a partir de um satélite e quão altas seriam as emissões de carbono decorrentes dos sucessivos lançamentos de foguetes ao longo da vida útil desses sistemas orbitais.
Amazon é líder global na compra de energia renovável

A Amazon se consolidou como a maior compradora corporativa de energia renovável do mundo pelo quarto ano consecutivo, de acordo com a empresa de dados Bloomberg NEF. Com o objetivo de alcançar zero emissões de carbono até 2040, a empresa tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos sustentáveis. No Brasil, a Amazon está construindo dois grandes projetos de energia renovável: um parque solar de 122 Megawatt (MW) na região sudeste e um parque eólico de 49.5 MW no interior do Rio Grande do Norte.
_______________________________________________________
_____________________________________________________
Clima exige que Brasil adote um sistema alimentar resiliente

O relatório “World Economic Situation and Prospects” de 2024, da Organização das Nações Unidas (ONU), destacou os efeitos das mudanças climáticas em uma perspectiva preocupante e pouco considerada. Condições meteorológicas extremas, desastres climáticos e o avanço do fenômeno El Niño representam um risco significativo para o crescimento econômico e a segurança alimentar no Brasil e demais países da América Latina, Ásia e África. Para evitar escaladas de preços e desabastecimentos se torna cada vez mais urgente adotar técnicas e culturas mais resistentes às oscilações do clima.
Pepsi substitui gás por biometano em sua maior fábrica
Gigante dos alimentos e bebidas, a PepsiCo anunciou um movimento inédito de transição energética com a substituição de combustíveis fósseis, em especial gás natural, por biometano em suas fábricas e frota própria de caminhões. O abastecimento será pela Ultragaz, com insumo extraído de aterros sanitários, como o de Caieiras, na grande São Paulo. A primeira unidade abastecidas será a de Itu (SP), a maior do Brasil.
Google suspende geração de imagens por IA após críticas étnicas

Novo modelo de inteligência artificial (IA) do Google, o Gemini teve temporariamente bloqueada sua capacidade de geração imagens de pessoas depois que soldados nazistas e vikings foram retratados com pele escura. Usuários da ferramenta postaram em redes sociais algumas figuras históricas em uma variedade de etnias e gêneros – incluindo papas e os fundadores dos EUA.
_______________________________________________________________
____________________________
Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro

A destruição da floresta amazônica caiu 60% em janeiro deste ano, conforme resultado do monitoramento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Foi o décimo mês consecutivo de redução. Em janeiro de 2024, a área derrubada foi de 79 quilômetros quadrados (km²). No mesmo mês de 2023, chegou a 198 km². Apesar da queda, o desmatamento equivale a mais de 250 campos de futebol por dia e supera a destruição registrada nos meses de janeiro de 2016, 2017 e 2018.